• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Tzvi Freeman

Questão:

Meu pai foi enterrado em um cemitério Judaico sob observância de um rabino em uma sepultura individual de duas partes. Minha nãe, que é ainda menos observante, escolheu ser cremada sem observância religiosa.

Esta é a minha pergunta: Sua morte é eminente. Seria apropriado, sob a lei Judaica, enterrá-la em uma urna sobre o caixão de seu marido? Ou precisa ser enterrada na sepultura adjacente? Se for permitido ser acima de seu marido, a família poderia então doar o segundo túmulo para outra pessoa.

 

Resposta:

Estou desconcertado de ouvir sobre a condição de sua mãe. Milagres acontecem, e talvez ela tenha ainda muitos anos de vida. No entanto, é sábio lidar com estes assuntos agora e não esperar.

Cremação não é uma prática Judaica. O corpo é sagrado, é o templo da alma. Nós não queimamos templos, assim como não queimamos rolos de Torá ou Tefilin. Também não queimamos Judeus. Pois, embora sua mãe não se considere religiosa, tenho certeza que ela cumpriu muitas mitsvot em todos os dias de sua vida. Então seu corpo é também um tesouro precioso, um objeto sagrado.

Eu entendo que este é o desejo expressado por sua mãe, e um bom filho cumpre os desejos de sua mãe. Neste caso, entretanto, é permitido se rebelar. Afinal de contas, se sua mãe esticasse seu dedo mindinho e pedisse para você para queimá-lo, você o faria? Mais ainda, você deve recusar quando ela pede a você para que queime seu corpo inteiro. É um ato que não pode ser revertido. É dito que causa dor à alma. E em minha experiência, é um ato quase sempre lamentado profundamente pelos enlutados.

O que nos traz a outra questão que você levantou: É bastante duvidoso que qualquer cemitério tradicional Judaico permitirá que uma urna de cinzas seja colocada no cemitério, pois este ato seria dar aprovação a uma cerimônia não Judaica. Você e seus parentes poderão visitar o túmulo de seu pai, e deste lugar sua alma poderá se conectar com a dele, e você honra sua memória retornando a este lugar. Isto nunca acontecerá com uma urna de cinzas. Cinzas são a destruição de uma memória, um completo divórcio da alma com este mundo.

Eu poderia simplesmente responder sua pergunta e meu trabalho estaria feito. Mas nós Judeus somos responsáveis uns pelos outros, nos importamos uns pelos outros como uma família. E assim, estou escrevendo não apenas a resposta à sua pergunta, mas também para expressar minha sincera preocupação e esperança que você traga sua mãe para um enterro Judaico apropriado, como toda mãe merece.

 

 

Aqui estão três breves ensaios sobre o tema de cremação onde você achará informações (em ingles):