• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Este ano na Festa tradicional de Chanucá na Praça 29 de março, pela iniciativa dos rabinos do Beit Chabad, foi erigida uma Chanukia de latas de alimentos doados generosamente pela comunidade Judaica de Curitiba

em prol dos desabrigados de S. Catarina. Com o tema de “Luz que abraça e alimenta” as famílias da nossa Kehilá honraram a memória do casal Gavriel e Rivká Holzberg HY”D, vitimas do ataque terrorista em Mumbai, Índia no mês passado, transformando as ondas negativas e escuras  do ódio e da crueldade  em energia positiva de luz, amor e bondade.

Na madrugada de domingo, 28 de dezembro, sob a coordenação do Rabino Dubrawsky, uma caravana de dois carros e uma van saiu do Beit Chabad, com bandeiras de Chanucá penduradas nas janelas, todos carregados, rumo a Florianópolis. No caminho pararam em Ilhota, onde encontraram os voluntários Rubens e Yolanda Dayan, residentes e membros da comunidade judaica de Curitiba, que acompanharam a entrega dos alimentos, recebida com muita alegria e agradecimento, em uma escola onde estão abrigados 130 adultos e crianças. Este casal incrível está dedicando as suas férias para trazer ânimo e conforto às pessoas que perderam entes queridos, casas e bens nos enchentes que assolaram o estado recentemente.

A caravana chegou em Florianópolis no meio da tarde e no Salão de festas do Hotel Duna Sol, com a valiosa ajuda do casal Helena e Simão Levi, membros desta comunidade, começaram  os preparativos para uma alegre confraternização de Chanucá inédita nesta cidade. Um carro levando uma Chanukia enorme conduzido pelos rabinos Beker e Labkowsky e um membro joven da comunidade de Florianópolis, Richard, passeou pela área anunciando sobre a festa.

Às 19:00 horas, começaram chegar os  participantes que se surpreenderam com o salão e as mesas decorados com enfeites da Festa de Chanucá, trazidos especialmente de Nova York para esta ocasião. Latkes preparados pelo Buffet Kitov, Chanucá Guelt de chocolate e outros quitutes gracejaram as mesas. No programa teve a confecção de chanukiot originais, o acendimento das oito velas por todos os participantes, palavras inspiradoras do Rabino Dubrawsky, musica típica da festa, um vídeo emocionante e lembranças judaicas para todos. As dezenas de pessoas que participaram ficaram muito agradecidas com este gesto de solidariedade e oportunidade de sentir o brilho da nossa festa de luzes e foi combinado para dar continuidade com a ajuda de D’us em futuras comemorações judaicas.

Para visulizar as fotos clique aqui