• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Numa promoção do Chabad do Paraná, a rebetsin Esther Jungreis proferiu a palestra “O triunfo do espírito”, no dia 17 de maio, no Hotel Radisson.

O evento reuniu cerca de 400 participantes, dentre membros da comunidade judaica do Paraná e representantes da comunidade.

A rebetsin destacou, por meio de vários casos verídicos, como o Judaísmo sobreviveu a vários momentos de perseguições ao longo da História.

A rebetsin nasceu na Hungria e descende de uma dinastia rabínica cuja linhagem remonta ao Rei David. Sobrevivente do campo de concentração Berguen-Belsen, vive hoje em Nova York.

Os sobreviventes do Holocausto que moram em Curitiba foram homenageados. Os presentes também assumiram o cumprimento de uma mitzva em honra de 1.2 milhão de crianças judias mortas em campos de extermínio.

O evento contou com o apoio do Dror.


 


Neste evento foi feito um tributo aos membros da nossa comunidade que vivenciaram o Shoá e se tornaram para nós exemplos de coragem e lealdade ao judaísmo.

Abram Bogdanski
Bela Bogdanski
Bunia Finkel
Cila Krajden
Hella Schwarz
Marcos Bergerson
Menachem Klin

Moises Jacobson
Natfali Steinberg
Peter Aizescu
Samuel Grinbaum
Sara Gelhorn
Sara Goldstein
Vergil Terifan

SHEYICHYU AD MEIA VEESSRIM SHANÁ


Abram Majer Apelbaum Korcfeld
Alter Nechemie Grynbaum
Arie Flaksberg
Bela Zielonogora
Bernardo Wies
Binyamin Gelhorn
Brondla Grynbaum
Bruno Macioro
Chaskiel Slud
Chaya Kulysz
David Lorber Rolnik
Eva Kohane
Fiszel Szmargowisz
Hanna Lili Sielecka
Hella Bewaski
Hemil Weishof
Hinda Klein
Ita Gottfreid Hendler
Izak Baras
Jacob Krigsner
Jacob Mendelsom
Joel Bergman
José Hendler
Joseph Kohane
Julio Kohane
Leah Mamber
Leon Fajgenbaum
Mala Szniter
Malka Lorber Rolnik
Marcos Zielonogora
Marie Berthe Weishof
Mario Grynbaum
Miriam Mendelsom
Moises Bergerson
Moshe Aron Herchlikowicz
Moshe Klein
Natan Mamber
Nuchym Szniter
Rosa Baras
Samuel Klein
Schulem Krajden
Shendel Aizescu
Shimon Aizescu
Shoshana Klin
Sonia Ingberman
Szlama Kac
Yaacov Kulysz
Zeew Goldstein
ZICHRONAM LIVRACHÁ


REBETZIN ESTHER JUNGREIS

A Rebetzin, nascida na Hungria, descende de uma grande dinastia rabínica cuja linhagem remonta ao Rei David. Sobrevivente do campo de concentração Berguen-Belsen, estava com nove anos quando acabou a guerra. Dois anos depois, imigrou com seus pais aos Estados Unidos e hoje vive em Nova York.

Fundadora e presidente do Hineni, uma organização internacional de difusão do judaísmo com centros em Nova York e Jerusalém, ela escreve uma coluna semanal no Jewish  Press, tem um programa de televisão semanal, é palestrante assídua e já foi retratada em diversas publicações norte-americanas, como o New York Times, Newsweek, Time e People, além de outros periódicos importantes do mundo inteiro. Seus livros Compromisso com a Vida e Casamento com Compromisso, traduzidos do inglês, são grande fonte de inspiração para os leitores judeus brasileiros.

 

triunfo-do-espirito