• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Purim começa este ano (2020) no segunda à noite dia 9 de março de 2020, e continua até terça à noite, 10 de março. A seguir, um breve guia passo-a-passo de como que Purim é celebrado.

Purim!

Purim, celebrado em 14 de Adar, é o dia mais divertido, mais movimentado do ano judaico. Há 2.400 anos, Haman, o primeiro-ministro da Pérsia, persuadiu o Rei Achashverosh a emitir um decreto ordenando o extermínio de todos os judeus. Mordechai, o líder dos judeus, reuniu seu povo, conclamando-o para que se unissem em preces e arrependimento. Enquanto isso sua prima Esther, que devido a uma milagrosa cadeia de eventos era a rainha de Achshverosh, persuadiu o rei a poupar o povo judeu. Achashverosh acedeu ao pedido, Haman foi enviado às galés, Mordechai se tornou primeiro-ministro, os judeus foram bem-sucedidos na defesa contra seus inimigos, e… nós celebramos!

Embora costumemos nos vestir com roupas de festa, Purim não apresenta as restrições de trabalho dos feriados. Apesar disso, é muito bom se você conseguir não trabalhar neste dia e se concentrar na festa e suas mitsvot.

A seguir apresenta as leis básicas e os costumes da festa.

 

Preceitos

reading-megillaLeitura da Meguilá

Para reviver os eventos milagrosos de Purim, ouça a leitura da Meguilá (o Rolo de Ester) duas vezes: uma na véspera de Purim, quarta, 9 de março e novamente no dia de Purim, 10 de março.

Para cumprir a mitsvá adequadamente, é fundamental ouvir cada palavra da Meguilá.

Em certos pontos da leitura, onde o nome de Haman é mencionado (acompanhado de um adjetivo), é costume fazer barulho com reco-recos, e bater os pés no chão para "erradicar" o seu nome mal. Diga para as crianças que Purim é o único momento em que é uma mitsvá fazer barulho!

 


 

matonot-laevyonim

Matanot Laevyonim

A preocupação com os necessitados é uma responsabilidade durante todo o ano, mas em Purim é uma mitzvá especial para lembrar os pobres.

Faça caridade, pelo menos, para duas (mas de preferência mais) pessoas carentes em Purim durante o dia, 10 de março.

A mitsvá é melhor cumprida, dando diretamente para os necessitados. Se, no entanto, não for possível encontrar pessoas pobres, colocar pelo menos duas moedas em uma caixa de caridade. Tal como acontece com os outros mitsvot de Purim, mesmo as crianças pequenas devem ser ensinadas a cumprir esta mitsvá.

 


 

mishloach-manotMishlôach Manot

Em Purim destacamos a importância da unidade judaica e amizade, enviando presentes de comida para os amigos.

No decorrer do dia de Purim, dia 10 de Março, envia-se pelo menos dois tipos de alimentos prontos para comer (eg, doces, fruta, bebidas) a pelo menos um amigo. Os homens devem enviar para homens e mulheres para mulheres. É preferível que os presentes sejam entregues através de um terceiro (mensageiro). As crianças, além de enviar os seus próprios presentes de comida para os seus amigos, são também ôtimas mensageiras!



 

purim-mealRefeição Festiva

A Festa de Purim é celebrada com uma refeição festiva especial durante o dia de Purim, em que a família e amigos se reúnem para alegrar-se com o espírito de Purim. É uma mitsvá para beber vinho ou outras bebidas inebriantes nesta refeição.

 


 

Costumes

costumesFantasia


Purim é uma festa feliz e fantasiar-se é uma maneira alegre e divertida de aumentar ainda mais a alegria do milagre ocorrido. Existem dois tipos de milagre: aquele que é óbvio e aquele que está oculto pela Natureza. Purim pertence a segunda categoria. Nos fantasiamos para reafirmar que a Natureza nada mais é além de uma "fantasia" da mão Divina.

Receitas de Purim (Oznê Haman e mais) aqui

 

Para a história completa de Purim, clique aqui