• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Como conta-se o ômer

sefirat-haomerA partir da segunda noite de Pêssach até Shavuot faz-se, em pé, a contagem do ômer, a cada noite após a prece de Arvit. Se a pessoa esquecer de fazê-la à noite, poderá fazer no dia seguinte, mas sem recitar a bênção, continuando a contagem normalmente (i.e., com a bênção) nas noites subseqüentes. Caso tenha esquecido de contar também naquele dia, deverá continuar a contagem nas noites seguintes, mas sem recitar a bênção.

Antes de iniciar a contagem do ômer, deve-se ter em mente o número da contagem e a sefirá correspondente.
Recita-se:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al sefirat haômer.

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou sobre a contagem do ômer.

Exemplo: Número da contagem na primeira noite: Hayom yom echad laômer. Hoje é um dia para o ômer.

Ha'Rachaman hu yachazir lánu avodat Bet ha'Micdash limcomáh, bimherá veyamênu, amen, sêla.

Queira o Misericordioso restaurar o Serviço do Bet Hamicdash a seu lugar, brevemente em nossos dias, amém, e que assim seja para todo o sempre.

Para acessar um Sidur online (em inglês) para O Sefirat Haômer de hoje clique aqui

Em lembrança da trágica morte dos discípulos de Rabi Akiva que morreram numa peste entre Pêssach e Shavuot, diversas práticas de luto são observadas durante este período: não são realizados casamento e, como enlutados, não cortamos o cabelo ou desfrutamos o som da música. Os costumes variam quanto às atividades proscritas e as datas de observação do luto; consulte seu rabino sobre as tradições seguidas pela sua comunidade.