• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná
Shavuot - 4 a 6 de junho, 2022
Yizcor - 6 de junho

1) 10 MandamentosNa primeira noite de Shavuot os judeus de todo o mundo cumprem o costume milenar de conduzir uma vigília que dura toda noite, dedicada ao estudo de Torá. Uma explicação para esta tradição é que o povo judeu não se levantou cedo no dia em que D'us concedeu a Torá, e foi necessário que o próprio D'us os despertasse. Como uma compensação por seu comportamento, os judeus adotaram o costume de permanecerem acordados durante toda a noite.

2) Shavuot é o dia no qual celebramos a grande revelação da Outorga da Torá no Monte Sinai, no ano 2448. Você ficou ao pé da montanha. Seus avós e bisavós antes deles. As almas de todos os judeus de todos os tempos juntaram-se para ouvir os Dez Mandamentos, transmitidos pelo próprio D'us.

Compareça
até sua sinagoga com toda familia para ouvir os Dez Mandamentos para reafirmar o pacto com D'us e Sua Torá, no domingo, dia 5 de junho de 2022.

O Rebe encorajou o comparecimento mesmo de bebês para a leitura dos Dez Mandamentos na sinagoga. Isso é feito para enfatizar a declaração do povo judeu: "Nossos filhos são nossos fiadores de que cumpriremos a Torá". Esta foi a única garantia aceitável para D'us.

Como todos nós ficamos no Monte Sinai, devemos confirmar nosso compromisso. Bebês, crianças, os idosos, todos que estiverem em condições deverão comparecer.

3) Costuma-se comer alimentos à base de leite em Shavuot. Existem várias razões para este costume:

A partir da outorga da Torá, passou a valer a obrigação de cumprir as leis da Cashrut. Como a Torá foi outorgada no Shabat, nenhum animal podia ser abatido e nem os utensílios podiam ser casherizados, portanto neste dia come-se laticínios.

Receitas deliciosas: Já provou?