• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Selichot

O que é: São Preces de Perdão que costuma-se fazer nos dias que antecedem Rosh Hashaná. O mês de Elul é comparado a um período em que o Rei, sempre confinado em seu palácio, sai ao campo e está mais próximo e acessível ao povo. Do mesmo modo, D’us, o Rei do Universo, neste mês está mais próximo de Seu povo e aceita e condece seus pedidos. Para isto é necessário haver uma preparação sincera através de um balanço espiritual, uma reflexão profunda sobre nossos atos passados a fim de corrigir nossas falhas e tomar boas resoluções para o ano que se aproxima.

Inicia-se:
Uma semana antes de Rosh Hashaná

As primeiras Selichot são lidas na noite de sábado, precedendo Rosh Hashaná, geralmente logo após a meia-noite. Se o primeiro dia da festa coincidir com uma segunda ou terça-feira (jamais pode ser num domingo, quarta ou sexta-feira), as Selichot são iniciadas uma semana antes.

Como merecer o perdão

Minha alma é Tua e [meu] corpo é Tua obra, portanto tem piedade de Tua própria obra. Sim, a alma é Tua e o corpo é Teu, ó D’us, age pelo bem de Teu grande Nome.
(Selichot)


Como podemos merecer o perdão de D’us? Arrependendo-nos sinceramente dos erros cometidos, e tomando a resolução de não repeti-los.

Mas como essas promessas logo são esquecidas, devemos fazer mais que apenas tomar resolucões. Devemos tomar uma atitude para impedir-nos de transgredir a Divina vontade.

Se pudermos reconhecer que somos a bela obra de D’us, como de fato somos, esta percepção pode nos impedir de fazer coisas que estão abaixo de nossa dignidade.

Rezemos, então, para que possamos saber quem somos e o quê somos, pois esse conhecimento pode orientar nosso comportamento, e então poderemos merecer o perdão.

Costumes

Tsedacá

Aumenta-se diariamente a doação para caridade.

Shofar

Durante todo o mês de Elul, o shofar é tocado diariamente, exceto no shabat e na véspera de Rosh Hashaná.

Saudações

Desde o início do mês de Elul saudamos amigos e familiares com o voto de Ketivá Vechatimá Tová, "que sejam inscritos e selados para um Ano Bom".

Salmos

O Salmo 27 é adicionado às orações diárias da manhã e da tarde.

Cemitério

Nos dias que antecedem Rosh Hashaná, costuma-se visitar os túmulos de parentes para solicitar que intercedam perante D’us, a nosso favor.