• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

imagem:kipurMës de Tishrei

Yom Kipur - 2015

(em Curitiba)
Velas / início de jejum (22/9): 17:52
Yom Kipur termina (23/9): 18:48

Refeições Festivas - O dia anterior a Yom Kipur é um Yov Tov, dia festivo. Embora estejamos preparados para ser julgados na corte celestial por nossas ações do ano passado, estamos confiantes de que D’us é um juiz clemente, e decretará um ano de vida, saúde e prosperidade para nós. Duas refeições festivas são comidas – uma ao meio-dia e a outra antes do jejum, que começa ao pôr-do-sol. O Talmud declara que “Quem come e bebe em 9 [de Tishrei], é considerado como se tivesse jejuado no dia 9 e no dia 10.”

Bênção dos Filhos - É realizado o tradicional costume do pai abençoar seus filhos, antes de irem à sinagoga. O pai põe as mãos sobre a cabeça de cada criança, uma por vez, e lhe dá uma bênção. Mais costumes aqui

Vela de Yom Kipur - É costume que cada chefe de família acende uma vela pela família. Também é costume acender uma vela em honra do pai e mãe falecidos, para servir de expiação à alma deles.

Jejum - Meninas a partir de bat-mitsvá, doze anos de idade, e meninos a partir de bar-mitsvá, treze anos, precisam jejuar o dia inteiro e cumprir todas as leis referentes a este dia. Pessoas doentes devem consultar um rabino.

Desde antes do pôr-do-sol da véspera até o completo anoitecer do dia seguinte, é proibido: comer e beber; lavar-se (ao levantar-se pela manhã, é permitido lavar apenas os dedos e passá-los nos olhos); passar cremes, óleo ou maquiagem (no rosto ou no corpo); calçar sapatos (mesmo que parcialmente) de couro; e ter relações conjugais

Col Nidrê - Chegando à sinagoga os homens vestem o Talit, xale de reza, ainda à luz do dia além da túnica branca (Kitel). Esta vestimenta simboliza a pureza sem pecado, pois neste dia somos comparados a anjos: não comemos, não bebemos, mas rezamos o tempo todo, e estamos livres de nossos pecados.
O serviço começa com a retirada dos Rolos da Torá por membros veneráveis da comunidade, que então tomam um lugar a cada lado do chazan, cantor. O chazan então lentamente recita o Col Nidrê três vezes em um tom solene, e todos repetem.
O serviço da noite segue-se à prece de Col Nidrê, com preces adicionais especiais que são rezadas apenas na noite de Yom Kipur.

Neíla - Após Minchá, segue-se o solene serviço de Neilá (Encerramento), o climax de todas as preces de Yom Kipur. A Arca é mantida aberta durante todo o decorrer desta prece. O serviço de Neilá é concluído com as exclamações do Shemá e Baruch Shem, nossa proclamação de destemida lealdade e determinação para morrer por nossa fé se necessário, como nossos santos mártires fizeram no passado.
Isto é seguido por aquela famosa declaração da unicidade de D'us: "O Eterno - Ele é o único D'us", pronunciada primeiro por nosso profeta Eliyáhu no Monte Carmel.
O último verso é repetido sete vezes de modo mais ardente. O Shofar é então soado num longo toque, e Yom Kipur é concluído com o voto de: "No próximo ano em Jerusalém!" Leia Mais