• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Mês de Tishrei

Sucot - 2015, 27 de setembro - 4 de outubro

SukaA Festa de Sucot, comemorando a proteção envolvente de D’us aos Filhos de Israel durante sua jornada de 40 anos pelo deserto (1313-1273 AEC), é celebrada durante sete dias, começando na véspera de 15 de Tishrei. Durante estes dias, somos ordenados a “habitar” na sucá – uma cabana de construção temporária, com o teto coberto por vegetação, sem acabamento (galhos, ramos, bambu, etc.) – significando a fragilidade e a vida temporária da habitação humana e do abrigo feito pelo homem, e nossa total dependência da proteção e providência Divina.
Pelo menos um k’zayit (cerca de 28 gramas de pão) deve ser comido na sucá no primeiro dia da Festa, entre o anoitecer e a meia-noite.

Uma bênção especial, é recitada: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu leshev bassucá.
Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou morar na sucá.

Para o restante da Festa, todas as refeições devem ser feitas na sucá

As “Quatro Espécies” (6 dias - São transferidas para o Segundo dia de Sucot, já que este primeiro dia é Shabat). A cada dia de Sucot – exceto o Shabat – seguramos o lulav, recitamos uma bênção sobre ele, seguramos o etrog, seguramos as “Quatro Espécies” juntas, e as movemos em todas as direções (direita, esquerda, para cima, para baixo, para frente e para trás). Uma bênção adicional, “Shehecheyánu”, é recitada na primeira vez em que as Quatro Espécies são pegas durante a Festa.

Bênção das quatro espécies - Em direção a Jerusalém, segure o lulav (com hadassim e aravot) na mão direita (a espinha do lulav deve estar a sua frente) e recite a bênção abaixo. Em seguida, pegue o etrog na mão esquerda, mantendo lulav e etrog bem juntos e agitando-os levemente conforme explicado abaixo:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al netilat lulav.
Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou pegar o lulav.

Ao fazer a bênção das "quatro espécies" pela primeira vez, recite a seguinte bênção após a bênção anterior, antes de juntar o etrog com o lulav:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiánu lizman hazê.
Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até a presente época.

Os Ushpizin - Segundo a tradição cabalista, somos visitados na sucá por sete ushpizin celestiais (“convidados”) – Avraham, Yitscahc, Yaacov, Moshê, Aharon, Yossef e David. Em cada um dos sete dias da festa, um dos sete ushpizin (na ordem acima) lidera o grupo.
O sexto Rebe, Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (1880-1950) também falava sobre os sete “ushpizin chassídicos: o Báal Shem Tov, O Maguid (Rabi DovBer de Mezeritch) e os primeiros cinco Rebes de Chabad: Rabi Shneur Zalman de Liadi, Rabi DovBer de Lubavitch, Rabi Menachem Mendel (o “Tsêmach Tsêdec”), Rabi Shmuel e Rabi Sholom DovBer.