• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

O aniversário da criação de Adão e Eva, o Dia de Julgamento e Coroação, o som do shofar


Maça com melO Festival de Rosh Hashaná - cujo nome significa "Cabeça do Ano" - é observado por dois dias, começando no dia 1ºde Tishrei, o primeiro dia do ano Judaico. É o aniversário da criação de Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher, e suas primeiras ações desempenhando o papel da humanidade no mundo de D-us.


Assim, Rosh Hashaná enfatiza o relacionamento especial entre D-us e a humanidade: nossa dependência de D-us como nosso criador e sustentador, e a dependência que D-us tem de nós como aqueles que fazem sua presença conhecida e sentida em Seu mundo.

Cada ano, em Rosh Hashaná, "todos os habitantes do mundo passam perante D-us como um rebanho de ovelhas", e é decretado no tribunal celestial, "quem deve viver, e quem deve morrer... quem deve empobrecer, e quem deve enriquecer; quem deve cair e quem deve se erguer".

Mas esse é também o dia no qual proclamamos D-us o Rei do Universo. Os cabalistas ensinam que a contínua existência do universo é dependente da renovação do desejo divino pelo mundo, quando aceitamos a realeza de D-us a cada ano, em Rosh Hashaná.

A observância principal de Rosh Hashaná é o som do shofar, o chifre de carneiro, que representa o sopro da trombeta quando um povo coroa seu rei. O choro do shofar também é um chamado de arrependimento, pois Rosh Hashaná é também o aniversário do primeiro pecado do homem, e seu arrependimento do mesmo, e serve como o primeiro dos "Dez dias de Arrependimento" que culminam no Yom Kippur, o Dia da Expiação. Outro significado do shofar é para lembrar da Amarração de Isaac, onde um carneiro tomou o lugar de Isaac como oferenda a D-us; nós evocamos a prontidão de Abraão para sacrificar seu filho e pleiteamos que o mérito de seu feito fique conosco enquanto rezamos por um ano de vida, saúde e prosperidade. Junto a tudo isso, também ouvimos os 100 sopros do shofar durante o serviço de Rosh Hashaná.

Observâncias adicionais de Rosh Hashaná incluem: a) Comer um pedaço de maçã mergulhada no mel, para simbolizar nosso desejo de um ano doce, e outras comidas especias, símbolos das bençãos do ano novo. B) Abençoar uns aos outros com as palavras Leshaná tová tikateiv veteichatein, "Que voçê seja inscrito e selado para um ano bom". c) Tashlich, uma reza especial dita perto da água (um oceano, rio, lago, etc) em evocação do verso "E Você deve lançar os pecados deles no fundo do mar". E como todas as grandes festas judaicas, depois de acendimento de velas e oração, nós recitamos Kidush e fazemos uma benção sobre a Chalá.


Alimentos simbólicos para Rosh Hashaná

Perguntas e Respostas sobre Rosh Hashaná