• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Por Aron Moss

Pergunta:

O que significa Mazal Tov? Eu sempre pensei que Mazal Tov significa "parabéns". Ouvi recentemente que na verdade significa "boa sorte". Mas eu achava que os judeus não acreditavam na sorte ...?

Resposta:

A palavra mazel literalmente significa "uma gota de cima." Mazel pode ter conotações diferentes, dependendo de seu contexto, mas todos eles estão ligados a esta definição básica - algo escorrendo de cima.

Os signos do zodíaco são chamados mazalot. A tradição judaica vê as constelações no alto como dirigentes do destino dos indivíduos e das nações abaixo. Assim mazel é a influência escorrendo das estrelas. (Ao longo dos anos, mazal ruim ou mazal bom passou a significar mais sorte do destino.) Quando o Talmud diz que não somos sujeitos a Mazal, isso significa que não estamos limitados ao nosso destino, mas sim que nossas próprias ações determinam nosso destino.

Há um outro significado da palavra Mazel que é mais relevante para a frase Mazel Tov. Mazel é o termo usado no misticismo judaico para descrever a raiz da alma. Os místicos dizem que apenas um raio de nossa alma realmente habita nosso corpo. A parte principal da alma, o nosso Mazel, mantém-se acima, e brilha sobre nós de uma distância.

Alguma vez você já experimentou uma sensação de intuição espontânea, em que de repente você se sente em paz consigo mesmo e com o universo? Ou um súbito lampejo de inspiração que faz você ver a vida sob uma nova luz? Ocasionalmente, poderá receber um fluxo extra de energia da nossa alma acima. Pode acontecer a qualquer momento, mas é mais comum em uma época de celebração - como um nascimento, aniversário, brit, Bar ou Bat mitzvá ou casamento. É especialmente nestes momentos de alegria que somos capazes de ver além do mundano as verdades mais profundas da vida.

Quando dizemos a alguém Mazel Tov, estamos dando-lhes uma bênção: Que este gotejamento de inspiração de sua alma acima não se dissipe, mas sim que tenha um efeito positivo e duradouro, que a partir deste evento em diante, você possa viver sua vida com maior consciência. Que você possa estar ciente das bênçãos em sua vida e estar pronto para receber mais e mais.

Em outras palavras: Mazal bom!