• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Por COLlive

shalit-dollarAviva Shalit, mãe do recentemente libertado soldado israelense Gilad Shalit, fez um telefonema para Chana Canterman, um Shelucha de Chabad em Jerusalém, para informar a ela sobre o estado de saúde de seu filho.

“Ele está bem! Ele está bem!” disse alegremente a Sra. Shalit.

A conexão entre as duas que moram no mesmo país mas passam o tempo em esferas diferentes começou quando a família Shalit começou a fazer campanha pelo seu filho do lado de fora da residência do Primeiro Ministro.

O Sargento Gilad Shalit foi capturado por terroristas do Hamas em 2 de junho de 2006, num ataque na fronteira através de túneis perto da fronteira com Gaza. Chana e seu marido Rabino Eli Canterman, os Sheluchim no bairro Talbiyeh na capital de Israel, foram alguns dos voluntários que forneceram refeições para os Shalit em sua tenda de protesto.

Os Canterman tinham o turno dos domingos e desde então se tornaram amigos da família Shalit, visitando-os com frequência e rezando untos pela libertação de Gilad do cativeiro de Hamas. “Chana passava horas comprando e preparando belas refeições para a família”, disse uma amiga dos Canterman. “Aos poucos eles começaram a ter de levar quantidades maiores de comida a cada semana, pois todos iam fazer uma visita no domingo, porque gostavam da comida,” disse uma amiga.

Um Forte Vínculo

Naturalmente, eles se tornaram amigos de Aviva e seu marido Noam Shalit, fornecendo não apenas comida mas também apoio psicológico e emocional durante aquela época. “Quando fui a Nova York para a convenção anual Kinus Hashluchos em 22 de Shevat, perguntei a Aviva o que poderia trazer para ela dos Estados Unidos,” lembrou a Sra. Canterman numa entrevista com COLlive.com.

“Ela me disse: ‘Tudo que quero é Gilad. Não preciso de presentes.’ Ela só pensava no filho.

Os Canterman também faziam questão de visitá-los nos Chaguim, feriados religiosos, além dos domingos. Para Purim, eles organizaram uma refeição festiva para a família e convidados, e levaram matsot em Pêssach. Durante o dia de Lag BaOmer, crianças foram à tenda para recitar os 12 pessukim (passagens sagradas).

Em 17 de abril, o dia anterior ao último Pêssach, Chana Canterman levou um presente especial para Aviva Shalit juntamente com a refeição: uma nota de um dólar que ela tinha recebido do Rebe de Lubavitch para ser doado à caridade: “Fique com este dólar,” disse Chana, “e que seja uma Segulá (mérito) que Gilad seja libertado este ano.”

Aviva aceitou o dólar com gratidão e o levava com ela aonde quer que fosse. “Foi um período muito deprimente para a família,” lembra Canterman. “Queríamos dar a eles um pouco de esperança e força para continuarem esperando pelo retorno do filho com saúde.”

Súbito Progresso

No mesmo dia em que os Shalit receberam o dólar, o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu disse aos Shalit que tinha substituído o mediador oficial de Chagai Hadas para David Medan. Milagrosamente, Medan começou a receber mensagens do Hamas, com sinais de que Gilad Shalit estava vivo e em condição estável.

Em Rosh Hashaná, Rabino Canterman foi tocar shofar para eles. Uma semana depois, eles souberam que Gilad estava para ser libertado em 20 de Tishrei – em Chol Hamoed Sucot. No dia seguinte, a Sra. Canterman escreveu a Aviva Shalit perguntando se ela podia conferir a data escrita sobre a nota de dólar do Rebe (os chassidim de Chabad sempre escrevem sobre a nota a data em que foi recebdida).

A Sra. Shalit entusiasmada respondeu que a data no dólar que Canterman recebera vinte anos antes do Rebe era terça-feira, 20 de Tishrei, a data em que Gilad Shalit foi libertado pelos terroristas.

E o ano em que o dólar foi dado?
5751 – o ano hebraico que os chassidim chamam de “o ano de milagres e maravilhas”.

rebbe-dollar-shalit

Bill given to Aviva Shalit with writing on top. Since it was given during 'Bein Hashmashot' (the time between the end of the day until the beginning of night, according to Jewish tradition), Kenterman was unsure whether to write the 20th or 21st day – eventually she wrote both dates (Photo: Courtesy of Chabad website COL)

 

http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4139775,00.html

http://collive.com/show_news.rtx?id=16865&alias=heres-the-gilad-shalit-dollar