• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

shirHamalos2Pergunta:

Como podemos nos proteger do mau olhado (ayin hará)? Disseram-me que mau olhado somente faz efeito se você lhe der atenção.

Resposta:

A verdade é que nenhuma pessoa pode fazer algo para prejudicar outra pessoa, a menos que D'us concorde com isso, ou deseje que aconteça, por alguma razão somente d'Ele conhecida. Portanto, o que é mau olhado e como funciona?

Quando outra pessoa olha para você e diz ou pensa "Oh, por que ele tem isso e aquilo, ou por que sua casa ou roupas, ou jóias, ou seja lá o que for é tão bonita?", esta pessoa está dando um "mau olhado" a você. E nós mencionamos em nossas preces para sermos salvos de um mau olhado - portanto, isso deve existir.

O que acontece depois? A única coisa que um mau olhado pode fazer é fazer que eles (no Céu) abram seus registros naquele momento. Se não há problemas anotados, você está a salvo do mau olhado; por isso devemos cumprir mitsvot, porque elas nos protegem de todo tipo de dano, físico ou espiritual. Se você "está no vermelho", então será julgado naquele momento, como resultado do mau olhado. Do contrário o julgamento será adiado para uma outra ocasião, o que dará a você tempo para "desfazer" o negativo através de teshuvá (arrependimento). Portanto, o que um mau olhado faz é colocar seu registro por cima, para ser o próximo na fila. E apenas D'us decidirá como lidar com seu caso. Você pode ter muitos méritos e mitsvot que o protegem, e neste caso um mau olhado não terá efeito. Ou você pode estar sem estas proteções, e se as coisas negativas tiverem que cruzar seu caminho, isso acontecerá.

A razão de alguém ter lhe falado que um mau olhado apenas surte efeito se você pensar sobre isso, é que caso você pense a respeito o tempo todo, você mesmo estará trazendo este assunto à baila, e assim seus registros estão abertos, como foi explicado acima.