• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Na terça-feira 21 de Cheshvan foi realizado em Curitiba - pela primeira vez em muitos anos - um "Siyum Masechet" uma festa celebrando a conclusão de um Tratado Talmúdico, por algumas membros da nossa comunidade.

A celebração aconteceu na residência do Dr. Francisco e Dra. Betina Grupenmacher. Começou com algumas palavras do Rabino Mendi Labkowski sobre a grandeza de um evento tão especial e o mérito de poder participar em um evento como esse, Em seguida, Dr. Yehoshua fez um resumo do tratado inteiro e estudou com todos os participantes a última parte do tratado - SIYUM - de um folheto preparado especialmente para o evento.

Após o Siyum, Dr. Salmo Zugman leu em voz alta o "Hadran" - a bênção e oração especial preparada por nossos sábios para tais celebrações, seguido por um Kadish pelo Sr. Paulo Mendel Kulysh.

Depois, todos participaram de uma "Seudat Mitsva" - uma refeição comemorativa - enquanto o Rabino Dubrawsky proferiu palavras inspiradoras sobre a importância de estudar a Torá em geral e, especialmente, o "Talmud".

Houveram também depoimentos de outros que estudaram e estão estudando Talmud.

 

siyum-makot-1

siyum-makot-2

siyum-makot-3