• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Com a Graça de D-us

Na noite de Chanucá, 5741 [1980]
Brooklyn, NY
A todos os Participantes do Público
Acendendo a Menorá de Chanucá
nos EUA
 
Saudações e Bençãos!
 
Chanucá, a Festa das Luzes, relembra a vitória -há mais de 2100 anos atrás- de um povo Judeu militarmente fraco, mas espiritualmente forte, sobre as poderosas forças de um inimigo impiedoso que havia invadido a Terra Santa e ameaçado engolfar a terra e seu povo na escuridão.
 
A vitória milagrosa - culminando com a dedicação do Santuário em Jerusalém e o reacendimento da Menorá que havia sido desecrada e apagada pelo inimigo - tem sido celebrada anualmente desde então durante estes oito dias de Chanucá, especialmente pelo acendimento da Menorá de Chanucá, também um símbolo e mensagem do triunfo da liberdade sobre a opressão, do espírito sobre o material, da luz sobre as trevas.
 
É uma mensagem oportuna  e reconfortante, pois as forças das trevas estão sempre presentes. Além disso, o perigo não vem exclusivamente do lado de fora; ele muitas vezes esconde-se perto de casa, na forma de uma erosão traiçoeira de valores e princípios consagrados pelo tempo que são a fundação de qualquer sociedade humana decente. Desnecessário dizer, as trevas não são expulsas com vassouras e paus, mas pela iluminação. Nossos Sábios disseram, "Um pouco de luz expulsa muita escuridão."
 
As luzes de Chanucá nos lembram de uma forma mais óbvia de que a iluminação começa em casa, dentro de nós mesmos e de nossas famílias, aumentando e intensificando a luz da Torá e das Mitsvot na experiência cotidiana, assim como as velas de Chanucá são acesas em número crescente a cada dia. Mas, embora comece em casa, a iluminação não para por aí. Tal é a natureza da vela que quando alguém acende as Velas de Chanucá, são expressamente destinadas a iluminar o "lado de fora," aludindo simbolicamente ao dever de trazer a luz também para aqueles que, por uma razão ou outra, ainda andam nas trevas.
 
O que é verdadeiro do indivíduo é verdadeiro da nação, especialmente estes grandes Estados Unidos, unidos sob D-us, e generosamente abençoados por D-us com bençãos materiais e riquezas materiais. É certamente o dever e privilégio desta nação promover todas as forças de luz tanto em casa como no exterior, em constante crescimento. Oremos para que a mensagem das Luzes de Chanucá iluminem a vida cotidiana de todos pessoalmente, e a sociedade como um todo, para uma vida mais brilhante em todos os aspectos, material e espiritualmente.
 
Com estima e bençãos no espírito de Chanucá
M. Schneerson