• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Yoav

Pela Graça de D'us.

Sexta-feira, Erev Shabat, Parshat Vaerá
25 de Tevet, 5775 - 15 de janeiro de 2015

Nos últimos dias, eu senti o amor de todo o povo judeu. Senti o luto pesado que se abateu sobre todos nós com o horrível assassinato de Yoav, que foi morto junto com Yohan, François-Michel e Philippe nas mãos de terroristas.

Este amor tocou nossos corações profundamente, e eu sinto a necessidade de colocar no papel os meus sentimentos e compartilhá-los com vocês. O que eu posso escrever sobre Yoav, um jovem encantador, o amor da minha vida, arrancado de nós tão de repente que despedaçou meu coração.

Caro Yoav, você nos deixou um vazio, uma ferida aberta em nossos corações que nunca será curada. Na sexta-feira à tarde, recebemos um telefonema horrível de Paris. Fomos informados de que um terrorista tinha assumido o supermercado Hiper Cacher, e que o nosso Yoav estava lá dentro. Havia rumores de que um número de pessoas haviam sido mortas lutando com o terrorista.

Em lágrimas, eu disse às pessoas com quem eu estava que eu tinha certeza que Yoav estava entre eles. Porque Yoav não era de ficar assistindo calmamente uma tentativa terrorista para matar pessoas. Eu sabia que ele iria lutar; Eu sabia que ele faria tudo em seu poder para parar a selvageria, mesmo que isso significasse colocar sua própria vida em risco.

Algumas horas mais tarde, meus instintos foram tragicamente comprovados. Pouco depois do terrorista ter entrado na loja, Yoav tomou uma de suas armas e tentou matá-lo. A arma travou, e os terroristas o mataram a tiros no local.

A alma de Yoav subiu às alturas, diretamente para o paraíso, e está com todas as pessoas justas, juntamente com os outros mártires que deram suas vidas para santificar o nome de D'us.

Yoav cresceu em uma casa rica em educação.

A nossa família tem o grande mérito de continuar a missão de Rabi Nissan Pinson, de abençoada memória, e da parceira de sua vida, que ela possa viver e estar bem, Rachel, que foram enviados pelo Rebe-rabino Menachem M. Schneerson, de abençoada e justa memória para Tunis para dar vida a comunidade judaica e para fundar instituições de ensino.

Mesmo nos momentos mais difíceis de nossa comunidade em Tunis, o Rebe nos deu grande incentivo, e Yoav movido pelo espírito de alegria e carinho assumiu estas dificuldades que vieram a fazer parte de sua própria vida.

Yoav era um ótimo aluno. Mas, ainda mais do que isso, ele era dedicado ao serviço de D'us e transbordava com amor por seus companheiros judeus. Ele estava cheio de preocupação e amor para todos, ajudando os outros em cada oportunidade possível.

Yoav Hattab enviou seu último SMS na sexta-feira. pouco antes de entrar no supermercado Hiper Cacher, onde ele foi baleado e morto.

SMSYoav foi abençoada com uma voz doce. Ele era um cantor e leitor de Torah, cujas canções e orações eram um prazer ouvir. Ele orava e lia a Torah com todo o seu coração e sua voz tocava a todos.

Ele não utilizar seus dons só para si mesmo. Ele regularmente preparava as crianças para os seus bar mitzvahs. ensinando-os à noite, após um dia intenso de trabalho e ainda mais fazia esta Mitzvah sem nenhum custo. E em silêncio, sem qualquer alarde, ele também deu muito para a caridade.

Yoav fará muita falta em sua família, que o amava tanto, mas igualmente a seus amigos, a quem ele sempre foi tão dedicado e atencioso.

'Honra a Rainha do Shabat'

Yoav tinha um amor especial pelo Shabat. Ele mesmo preparava-se para o Shabat fazendo compras dos melhores alimentos e preparando-os. Antes do Shabat, ele ia tomar banho e aplicar fragrância, como um noivo para uma noiva, e, em seguida, caminhava ate a sinagoga, onde ele iria liderar os serviços.

Levantava-se cedo no Shabat de manhã para estudar a porção semanal da Torá. Mesmo em seus últimos momentos, ele estava em seu caminho para comprar alimentos especiais com os quais queria honrar sua amada Shabat.

Ele nunca perdeu um dia para vestir tefilin. E ele tinha horários regulares para estudar Torá com um rabino em sua comunidade, que o convidou para uma sessão especial e passaram juntos uma semana antes da manhã desta tumultuada sexta-feira.

Yoav foi meticuloso sobre como manter as mitzvot, incluindo o mandamento de honrar os pais. Ao mesmo tempo, ele estava sempre incentivando seus amigos para adicionar mais uma mitzvah, e depois mais outra. Na última conversa SMS que ele teve, apenas alguns minutos antes de entrar Hiper Cacher, ele pediu a seu amigo para aumentar a sua observância do Shabat. Ele escreveu: "Este é um momento dificil na França para os judeus ... tente pelo menos fazer alguma coisa [em observância do Shabat]."

Esse era o nosso amado Yoav.

Nos últimos dias, recebemos muito amor e apoio do povo judeu. Milhares de pessoas que sequer conheceram Yoav vieram em seu funeral para nos confortar e compartilhar da nossa dor. Isto tocou nossos corações profundamente.

Se eu puder fazer um pedido, seria para continuar o trabalho da vida de Yoav, para perpetuá-lo e ser impregnado por seu amor, tentando amar o povo judeu ainda mais. E como Yoav, incentivar todos que você conhece para aumentar em mitzvahs. Se assim o fizermos estaremos nos dedicando ao mérito de sua alma e das alvas de seus companheiros vitimados. Yohan, Philippe e François-Michel.

Suas boas ações continuarão vivas, que cedo foi cortada de forma abrupta. Isto é o que Yoav amava, e agora, do paraíso, ele está olhando para baixo, juntamente com seus companheiros vitimados e tendo prazer de nos ver continuando o seu caminho, acrescentando boas ações e incentivando outros a fazer o mesmo.

Eu gostaria de pedir especificamente que todos os honrassem a rainha Shabat, que era tão querida ao nosso filho. Mesmo se você ainda não se sente preparado para manter todo o Shabat, tente mantê-lo, pelo menos parcialmente. Acenda as velas de Shabat, realize uma refeição de Shabat com a sua família, participe de orações na sinagoga, e quando você ouvir a doce voz do cantor, por favor, lembre-se da doce voz de nosso querido Yoav, a voz que está cantando no céu para todos as almas dos justos: - "Vamos cantar perante D'us!" seria particularmente tocante fazer isso agora, enquanto estamos ainda no período shive pelo luto de sua partida.

Nosso Yoav, por favor, reze para que o Criador de Todos os Mundos para que Ele coloque um fim a todo o sofrimento do nosso povo, que ele nos envie Mashiach, e que assim mais uma vez nós possamos vê-lo e abraçá-lo novamente.

Nós te amamos muito e estamos sempre pensando em você.

Binyamin Batu Hattab
Tunis

Rabino da Grande Sinagoga
e Diretor, escola Yeshivah Oholei Yosef Yitzchak Lubavitch