• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Onde e quando esta bênção é feita?... Quanto tempo dura?... Posso fazer Bircat Hachamá em casa?...

O que é Bircat Hachamá?

sunsetSignifica literalmente “a Bênção do Sol”. Seu texto: “Bendito sejas, Eterno noso D’us, Rei do universo, que reencena as obras da Criação.” (Embora seja tradicionalmente acompanhada por algumas preces breves e Salmos).

Esta bênção é recitada a cada 28 anos, quando o sol atinge o ponto onde estava na hora de sua criação – na hora exata do dia e no mesmo dia da semana.

Onde e quando esta bênção é recitada?

Esta bênção será recitada na manhã de quarta-feira 8 de abril de 2009, após o nascer do sol e depois de ter passado um quarto do dia. Se a pessoa perder esse horário, a bênção pode ser recitada até o meio-dia. Tecnicamente, você pode recitar esta bênção em qualquer local onde o sol esteja visível (de preferência de pé e ao ar livre). O ideal, porém, é organizar grupos; celebre esta mitsvá especial com muitos outros judeus! No Beit Chabad será realizada às 8h30 de manhã (depois de Shacharit).

Quanto tempo dura o serviço de Bircat Hachamá?

A bênção em si e as preces que a acompanham não duram mais que 5-7 minutos. Mesmo com algumas palavras acrescentadas pelo rabino, não dura mais de 15 minutos – especialmente na super atarefada véspera de Pêssach.

Testemunharemos um fenômeno solar incomum nesta data?

Sob o ponto de vista astronômico, nada de incomum acontecerá. O sol, a lua, planetas e estrelas não estarão alinhados em qualquer padrão específico. A configuração dos corpos celestiais nem sequer será semelhante com a maneira em que estavam na hora da criação. Bircat Hachamá assinala o sol atingindo uma posição específica (e não incomum) – a mesma ocupada no momento de sua criação – no mesmo dia da semana em que foi criado.

Não poderei ir à sinagoga – posso fazer Bircat Hachamá em casa?

Tecnicamente, não há exigência de recitar Bircat Hachamá na presença de uma congregação. Portanto, se você não puder ir à sinagoga, imprima o texto do serviço e recite-o onde quer que esteja.

No entanto, devido à importância da ocasião, é costume reunir um grande público para a cerimônia. Faça todos os esforços para comparecer ao serviço – e leve junto seu cônjuge e seus filhos!

Bircat Hachamá será diferente este ano porque cai na manhã anterior a Pêssach?

A cerimônia não será diferente de qualquer outro Bircat Hachamá. No entanto, por causa das muitas outras responsabilidades relacionadas a Pêssach – como terminar de queimar o chamets e preparar-se para a noite do Seder – provavelmente será rápida e breve.

Além disso, seu Beit Chabad local provavelmente combinará este serviço com o costumeiro jejum dos Primogênitos e dará àqueles presentes a oportunidade de vender e queimar seu chamets.

E se o céu estiver nublado e o sol encoberto?

A bênção pode ser recitada desde que o sol possa ser avistado, mesmo que não claramente, mesmo se somente sua silhueta esteja visível através das nuvens.

Se o sol estiver completamente obscurecido, então a pessoa deve esperar até pouco antes do meio-dia, com a esperança de que o sol apareça. Se isso não acontecer, então pouco antes do meio-dia a bênção deve ser recitada – embora omitindo-se o nome de D’us (“Bendito sejas Tu que reencena as obras da Criação”).

Por que Bircat Hachamá ocorre a cada 28 anos?

Segundo a tradição, o sol foi criado no momento do equinócio de primavera, que coincidiu com o primeiro momento do quarto dia da Criação. Quando o sol atinge este ponto inicial outra vez na hora exata do dia e no mesmo dia da semana, recitamos o Bircat Hachamá.

Segundo os cálculos astronômicos do sábio Shmuel do Século Terceiro, a duração de um ano solar é 365,25 dias, ou 52 semanas mais 1 dia e 1⁄4. Então precisamente um ano após a criação, quando o sol retornou à sua posição original, seria 1 dia e 1⁄4 (um dia e seis horas) mais tarde na semana. Após dois anos, seriam 2 dias e 1⁄2 na semana. Somente depois de 28 anos, o sol retornaria àquela posição na mesma hora – no início do “quarto dia”, a quarta-feira.

Por que Bircat Hachamá é em 8 de abril quando o equinócio cai 19 dias antes?

Isso tem a ver com o fato de que a duração do “ano tropical” usada para computar a data de Bircat Hachamá é ligeiramente mais longa que o ano tropical.

Pensei que o sol fora criado em Rosh Hashaná?

Embora celebremos o aniversário de toda a criação – incluindo o sol – em Rosh Hashaná, cerca de seis meses antes do equinócio da primavera, na verdade existe um debate no Talmud sobre se o mundo foi criado em Tishrei ou Nissan.

O consenso a que se chegou é que no que tange à contagem dos anos contamos a partir de Tishrei, mas em todas as áreas da Lei Judaica pertinentes aos cálculos das estações (e equinócios se enquadram nessa categoria), calculamos a partir de Nissan.

Existe uma conexão entre Bircat Hachamá e Pêssach?

Não há conexão entre os dois. O tempo de Bircat Hachamá está relacionado a um evento solar, ao passo que o Calendário Judaico – e a data de Pêssach – é determinada pela órbita lunar. Bircat Hachamá sempre ocorre na manhã de uma quarta-feira no início de abril, o que sempre será próximo à época de Pêssach – mas poderia ser antes, depois ou até em Pêssach.

Há também uma bênção a ser recitada sobre a lua?

Sim, mensalmente, poucos dias antes de começar a crescer.

Isso está relacionado a antigos rituais de adoração do sol?

A bênção é endereçada a D’us, o Criador do sol – e de todo o universo. A tradição judaica proíbe por completo a adoração ou reza a qualquer entidade outra que não o Único D’us – e numerosas vezes a Torá destaca o sol como uma das entidades que não podemos adorar!

Isto é bíblico, rabínico ou cabalístico?

É uma ordem rabínica – mencionada pela primeira vez no Talmud – como são praticamente todas as bênçãos recitadas segudo a tradição judaica.

Os costumes sefaraditas e ashkenazitas diferem sobre isto?

Sim, ligeiramente. A bênção e o corpo das preces são os mesmos, porém diferentes comunidades recitam Salmos diferentes e preces baseadas em sua tradição ancestral.

Este fenômeno pode ser provado cientificamente?

O fenômeno que proporciona o Bircat Hachamá é o equinócio primaveril – definitivamente um evento cientificamente verificável. Quanto à ocasião da cerimônia Bircat Hachamá (que ocorre vários dias após o equinócio), pode ser verificada calculando-se a data de Bircat Hachamá