• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

BS"D

Os institutos de Chabad Lubavitch no Brasil organizaram o “projeto Alicerces” visando estimular o conhecimento e contato de jovens judeus com nossa rica história e com outros jovens. Em Curitiba, o Rabino Mendel Stolik foi responsável pela coordenação do projeto junto com Rabino Dubrawsky.

Durante meses os jovens estudaram com Rabinos de Chabad em suas respectivas cidades sobre a historia de judaísmo no leste europeu, participaram de um seminário em S. Paulo nas ferais de verão e entre os dias 12-28 de julho participaram de uma ousada e maravilhosa viagem a seis paises, Polônia, Republica Czeka, Slovakia, Hungria, Ukrania e Rússia. Eram quase 90 jovens, acompanhados por vários casais, sob a liderança do Rabino David Weitman, grande ativista em S. Paulo e idealizador deste projeto.

A viagem foi uma experiência única que muito acentuou o sentimento e conhecimento judaico de todos os participantes. Também tivemos oportunidade impar de conhecer lugares culturais dos paises visitados. Visitamos os campos de concentração de Majdanek e Auschwitz onde solenemente tomamos a decisão de “vingar as vidas das vitimas” assumindo um compromisso de formar famílias judias e dar continuidade ao judaísmo que estas pessoas sagradas viviam.

Visitamos túmulos de grandes Tsadikim, Rabi Moshe Isserlis na Cracovia, Rabi Yehuda Lowe o “Maharal” de Praga, Rabi Israel Baal Shem Tov, Rabi Levi Yitschak Barditchever e Rabi Schneur Zalman de Liadi na Ukrania. Lá fizemos pedidos e orações conforme costume judaico.

Visitamos Sinagogas antigas e reformadas, belíssimas e repletas de história. Passamos duas Shabatot, em Praga e em Moscou, onde acolhidos pelas Comunidades de Chabad e sentados em volta de lindas mesas de Shabat, passamos horas inesquecíveis com musicas alegres, depoimentos de jovens e palavras inspiradoras dos rabinos.  Passeamos no Rio Danúbio em Budapeste e no Rio Neva em S. Petersburgo de barco à noite.

Visitamos museus judaicos e apreciamos magníficas exposições de artefatos antigos judaicos na Cracóvia e Budapeste. Conhecemos o Beit Chabad de Bratislava, cidade do famoso “Chatam Sofer”.  Dançamos na Praça Vermelha na frente ao Kremlin cantando em Russo, D’us é um, Seu nome é um e não há mais nenhum! Visitamos os palácios de inverno e verão do Czar Peter em S. Petersburgo e vimos o local onde o primeiro Rebe de Chabad ficou preso sob falsas acusações e foi visitado pelo Czar.

Vivemos emoções contrastes na Ucrânia e na Rússia. Era profunda tristeza em Kiev, em Babiyar, sede da terrível massacre de mais de 30 mil judeus dentro de dois dias, durante a guerra. E grande orgulho e satisfação em ver o ressurgimento da tradição e prática de judaísmo na Rússia após setenta anos de comunismo. Sinagogas lindas, restaurantes Kasher, Mikvaot modernas, etc. O Chabad acompanha 30 mil alunos em seus mais de 100 institutos espalhados pela Rússia!

Foram 16 dias de convivência bonita entre jovens de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Rio, S. Paulo, Salvador e Recife. Espera-se que esta viagem dê bons frutos em termos de incentivar maior compromisso para com os valores do judaísmo. Os jovens são a nossa esperança e o nosso futuro. Temos confiança que, com a ajuda de D’us, levarão adiante os objetivos e a missão do nosso povo.

 

{rokbox album=|Alicerces|}images/stories/albums/viagem-alicerces/*{/rokbox}

 

{linkr:bookmarks;size:small;text:nn;badges:2,1,18,5,4,3,15,17}