• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná
Shabat Tu Bishvat foi comemorado com muita alegria no Beit Chabad. Na ultima sexta feira à noite, 29/01 correspondendo a 15 de Shvat, Ano Novo das Arvores, a Sinagoga do Beit Chabad foi a cena de alegre confraternização em honra ao Shabat e Tu Bishvat.

Todos participaram do serviço de Cabalat Shabat entoando juntos as lindas melodias para recepcionar O Dia  que abençoa toda nossa semana. O Rabino Dubrawsky na sua prediga elucidou sobre o significado da data e do versículo "O homem é como uma árvore do campo".

Todos participaram de um belíssimo Kidush servindo se de grande variedade de frutas nas mesas decoradas com galhos de arvores frutíferas, parecendo um verdadeiro "Jardim do Éden'. A Bracha de "shehecheyanu" foi pronunciada sobre uma fruta nova agradecendo D'us por Sua imensa bondade em nos conceder a vida e a possibilidade de desfrutar de Sua generosidade.

 

{rokbox album=|tu-bishvat|}images/stories/albums/tu-bishvat/* {/rokbox}

 

>>Convite original

Este Shabat coincidirá com a data de Tu Bishvat - 15 de Shvat, conhecido no calendário judaico como “Ano Novo das Árvores”. Essa é a estação na qual os primeiros brotos das árvores na Terra Santa emergem de seu sono invernal, e começam um novo ciclo de produção frutífera.

Celebramos o dia de Tu Bishvat comendo frutas, especialmente "Os Sete Tipos" que são destacados na Torá em seu louvor à fartura da Terra Santa: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras.

Neste dia, lembramos que o "Homem é uma árvore do campo" (Devarim 20:19), e refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa análoga botânica.

 

Tu Bishvat convite