• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Você já  explorou sua língua, história, política e geografia...

Agora explore sua alma...

A TERRA E O ESPIRITO:

Porque nós nos importamos com Israel

 

Gostaríamos de convidá-lo a participar do curso “A Terra e o Espírito” para descobrir o espírito da Terra que pulsa com energia e mistério desde o inicio dos tempos. Se você já questionou Israel e o seu lugar no mundo e em seu coração, você não vai querer perder esta oportunidade!    

O curso administrado pelo Rabino Labkowsky será dividido em seis aulas e aberto a homens, mulheres e jovens. A cada semana teremos a honra da participação do Presidente de uma das entidades judaicas da nossa comunidade que fará a abertura e fechamento da aula e dará um depoimento sobre a ligação de sua entidade com Eretz Yisrael, a nossa Terra Santa.

A sua presença abrilhantará este tema tão significativo para Am Yisrael.

 

Aula 1

A Terra Prometida

Quinta-feira, 6 de Maio, 20:00h

Com a presenca do Sr. Leon Knopfholtz,
Presidente do Bnei Brith.

No livro do Gênesis, D-us promete a Abraão que se ele transmitir seu legado de monoteísmo ético aos membros de sua família, seus filhos herdarão a terra de Israel. Porque a terra foi prometida antes mesmo da nação existir? De que maneira a terra de Israel é integral à missão Judaica?

 

Aula 2

Vivendo na Terra

Quinta-feira, 13 de Maio, 20:00h

Com a presenca do Sr. Szyja B. Lorber
Diretor da Redação - Visão Judaica


Como era a vida para o povo em Israel nos dias do Templo? Muitos dos mandamentos podem somente ser cumpridos na terra de Israel e estão intimamente ligados à vida agrária. Porque um povo espiritual deve se envolver no trabalho com a terra?

 

Aula 3

Terra Sagrada

Quinta-feira, 27 de Maio, 20:00h

Com a presenca da Sra. Ester Proveler
Presidente da Kehila

O que significa uma terra ser sagrada? Como podemos notar que ela é diferente? E que implicações isto tem para as pessoas vivendo nesta terra?

 

Aula 4

De quem é esta Terra, afinal?

Quinta-feira, 3 de Junho, 20:00h

Com a presenca do Sr. Manoel Knopfholz
Presidente da Federação Israelita do Paraná.

Israel enfrentou numerosas batalhas e conquistas através da história. Como podemos determinar quem pode legitimamente reivindicar a terra? Que critério devemos usar para determinar posse?

 

Aula 5

Uma Terra como todas as outras?

Quinta-feira, 10 de Junho, 20:00h

Com a presenca da Sra. Marina Hasson
Representando Na'amat Pioneiras de Curitiba.


Qual é a visão para um estado Judaico? Significa ser uma terra como qualquer outra, garantindo a soberania que outros povos têm? Ou devemos ser diferentes de alguma forma?

 

Aula 6

Israel e a Diáspora

Quinta-feira, 17 de Junho, 20:00h


Ainda que Israel exista hoje como um estado moderno, a maioria dos Judeus continua vivendo na Diáspora. Aqueles de nós vivendo fora de Israel se tornaram de alguma maneira desconectados? Ou é possível manter nossos laços com Israel apesar de nosso local de residência?




Avaliações do Curso


"O Rohr Jewish Learning Institute e o Rabino Aaron Herman devem ser parabenizados por seu desafiante curso, The Land and The Spirit, no qual os valores espirituais e a centralidade da Terra de Israel são elaborados através de uma leque fascinante de textos religiosos e laicos. Estes textos cobrem um ampla variedade de opiniões, de Moisés a Herzl, de Rashi ao Rabino Chefe Jonathan Sacks, do Rabino Menachem Mendel Schneerson a Natan Sharansky ("Não há sionismo sem Judaísmo"), do Talmud à opinião dos escritores do Jerusalem Post. Estes textos, como o curso, servirão à nobre causa de estimular pensamento e encorajar  o entendimento."


Sir Martin Gilbert, Historiador Biógrafo Oficial de Sir Winston Churchill


"O curso do Rohr Jewish Learning Institute The Land and the Spirit informa a mente e inspira a alma, indispensável para aqueles aprendendo sobre e advogando para Israel. A educação global da JLI continua sendo uma incubadora da liderança Judaica do século vinte e um."


Embaixador Dan Gillerman, Representante Permanente de Israel nas Nações Unidas


"Para assegurar o futuro do povo Judeu, nós devemos entender nosso passado, e as ligações de nosso passado com nosso futuro. Eu os congratulo por este curso excitante e desafiador."


Embaixador Alan Baker, Embaixador Israelense no Canadá


"O novo curso do Rohr Jewish Learning Institute fornece importante discernimento sobre a singularidade de Israel para todo o povo Judeu do mundo. Nós, os amigos das Forças de Defesa de Israel (FIDF), orgulhosamente carregamos esta mensagem dando de volta aos bravos homens e mulheres protegendo a terra de Israel. Esperamos que os estudantes do curso The Land and The Spirit irão apreciar mais profundamente os sacrifícios das Forças de Defesa de Israel."


Brigadeiro-General (Reserva) Yehiel Gozal, Diretor Nacional dos Amigos da IDF (FIDF)


"Nestes tempos tumultuados, fortalecer nossa identidade é crítico. O curso do JLI course, The Land and the Spirit, fornece uma intrigante oportunidade para nos conectarmos à nossas raízes, para capacitar-nos com uma ligação pessoal com nosso povo e história, e a entender nosso laço com Israel. É somente desenhando uma linha clara do passado ao presente que cada um de nós pode traçar um caminho para um futuro criativo, construtivo e recompensador como parte do povo Judeu."


Natan Sharansky, Notável Dissidente Soviético, Ex Membro do Knesset Israelense

"Estou honrado em adicionar meu nome à lista de apoiadores do próximo curso do Instituto de Aprendizado Judaico (JLI) "The Land and the Spirit - Israel: Porque Nos Importamos." Agora mais do que nunca, é vital para os Judeus americanos fortalecerem seu laço com Israel, para conhecer a terra e o povo e vivenciar as muitas facetas de nosso amado país; Este curso é direcionado para todos os públicos, não importando suas convicções religiosas ou partidárias, e eu aplaudo o compromisso do JLI para criar uma oportunidade de diálogo aberto sobre uma questão tão central a nossa Identidade Judaica."


Barukh Binah, Consul Geral de Israel no Meio-Oeste

 

Terra e o Espirito