• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná
Marcelo Zaltsman, de Camboriú, S. Catarina, festejou seu Bar Mitsvá no Shabat Parashat Behaalotecha, no Beit Chabad, após um ano de dedicados estudos junto ao Rabino Dubrawsky. com a participação de 14 amigos do Cheder Lubavitch de SP.

Marcelo, aluno desde sua infância do Beit Chabad, vem participando de Colônias de Férias Gan Israel em SP e conquistou a amizade dos garotos do Cheder. Quando chegou seu convite aos colegas, alguns pediram licença à diretoria para poder viajar a Curitiba para prestigiar o amigo, que estaria lendo seu Haftará e oferecendo um Kidush em honra ao Bar Mitsvá.

O diretor do Cheder, Rabino Ilan Ende, ficou sensibilizado com este caso especial de um menino que mora numa cidade sem Sinagoga e vem viajando semanalmente para estudar e se preparar para assumir as responsabilidades de um jovem adulto Judeu. O Rabino decidiu organizar-se para levar a turma toda de 14 alunos, acompanhada por outros dois professores, Rabino David Lancry e Daniel Frischmann para solidarizar-se com este jovem tão corajoso e determinado.

O Beit Chabad de Curitiba preparou hospedagem para os garotos, assim Marcelo e seus amigos Paulistanos passaram um Shabat alegre e festivo. Todos os que estiveram na nossa Sinagoga durante o Shabat impressionaram-se com a sinceridade de Marcelo, bem como com sua capacidade de ler a Haftará em hebraico de forma tão bonita. Também se emocionaram com as melodias chassídicas cantadas pelos alunos do Cheder, e com suas boas maneiras.

O programa dos meninos continuou em Motsaei Shabat com boliche no Shopping e Pizza preparada no Chabad, e no domingo com passeios pelos pontos turísticos de Curitiba.

Rabino Dubrawsky elogiou o espírito singelo da união demonstrado pela equipe e alunos do Cheder como também a força de vontade e o mérito do menino Bar Mitsvá. Certamente ambos os lados saíram revigorados e inspirados pela experiência.

Desejamos Mazal Tov para Marcelo fazendo votos que Hashem lhe dê êxito em crescer para ser um judeu piedoso, temente a D’us e com estudos da Torá, dando muitas nachat para seus pais Célia e Alberto, seus avós Suzi e Luis Chapira, toda a família e toda nossa comunidade.