• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Chanucá significa inauguração. No dia 25 de Kislev  há 2.176 anos nossos ancestrais conseguiram libertar Jerusalém dos invasores Sírios e novamente dedicar o templo sagrado ao serviço do Todo Poderoso D’us, construir um novo altar e acender a Menorá com a única ânfora de azeite que tinha o selo do Sumo sacerdote intacto.

Neste espírito, no Beit Chabad comemoramos a inauguração oficial da nossa nova cozinha na segunda noite de Chanucá, 02 de dezembro, dedicando-a a serviço da nossa comunidade, para podermos juntos manter a Menorá do Judaísmo aceso, com a ânfora do azeite puro zelando sempre pela preservação dos nossos preceitos milenares.

O programa iniciou-se com o acendimento da 2ª vela, pelo Rabino Dubrawsky, agradecendo pelos milagres de D’us aos nossos antepassados nesta época do ano e reconhecendo a bondade de D’us em nos permitir ser os Seus parceiros para realizarmos juntos milagres modernos, e presenciar um despertar da juventude na direção de seguir os valores e tradições do nosso povo com redobrada força e animo.

O presidente do Beit Chabad, Dr. Yehoshua Grupenmacher dirigiu palavra à platéia sobre a importância do Cashrut na atualidade. A Sra. Sofia Kupper prestou um depoimento onde ela salientou a coerência e a felicidade que sentiu ao incluir carne Casher na elaboração dos cardápios nas festividades judaicas, dentro de seu lar.  A Sra. Elisete Aronis também falou e compartilhou a experiência dela e do seu marido com a Casherização de sua cozinha, para acompanhar a sua filha que descobriu a riqueza de suas tradições durante seus estudos em Israel. O Dr. Bernardo Rzeznik, agradeceu a todos os amigos cuja bondade e generosidade permitiu a renovação e ampliação da cozinha do Beit Chabad.

O grande público assistiu ao descerramento das placas em homenagem a mais de 70 pessoas que ajudaram neste projeto e em especial aos amigos Sr. Saul Zugman, Dr. Moyses e Dora Becher e Sr. Samuel e Helena Grimbaum. Todos compartilharam com orgulho de mais esta conquista confirmando a eternidade de nosso povo e das nossas tradições.