• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Por Eliyahu Kitov

É uma mitsvá que as matsot de Pessach sejam feitas especificamente para o propósito de cumprimento da obrigação de comer matsot em Pessach, como o verso (Éxodo, 12:17) declara: Você deve guardar as matsot.

A matsá deve ser guardada para garantir que não se torne chametz, matsá que não foi guardada não pode ser usada em Pessach. Como nós "guardamos" a matsá usada em Pessach?

Desde o momento que o trigo é levado ao moinho para ser transformado em farinha, é mantido sob cuidadosa supervisão para certificar-se de que ele não tenha contato com água ou outro tipo de umidade.

Nós verificamos isso para ter certeza que o trigo esteja limpo e inteiro. A moagem, embalagem e transporte de trigo do moinho para a padaria é feita sob estrita vigilância, para assegurar que o trigo moído não entre em contato com água, e todos os utensílios para para o processamento do trigo devem estar limpos e secos.

O trigo não é cozido no mesmo dia em que foi moído, pois ainda está quente por sua transformação e portanto fermentaria e se tornaria chametz mais rapidamente.

Ele é observado enquanto está sendo amassado para garantir que isso não seja feito perto de um forno ou janela exposta ao sol, para que a massa não fique quente e fermente rapidamente.

A água que é usada para fazer a massa também é especialmente preparada e protegida. Todos os utensílios usados para preparar as matsot, desde as peneiras usadas na farinha, devem ser limpas e suavizadas a cada hora, para que nenhuma migalha do lote anterior de massa misture-se ao novo lote.

Existem inúmeras outras precauções que devem ser observadas enquanto a massa é amassada e preparada, e também sobre a colocação dela no forno para assar.

O único objetivo dessas medidas é cumprir a mitsvá de matsá. Como a matsá ordinária é guardada, da forma em que descrevemos, a partir do momento em que o trigo é moído, de que modo a matsá a que nos referimos como shemurá, vigiada.

Matsá Shemurá refere-se à matsá feita de trigo, que é guardada a partir do momento em que é colhido. Muitas autoridades afirmam que pode-se cumprir a mitsvá de comer matsá na primeira noite de Pessach usando-se somente matsá shemurá. De que consistem as extra precauções na "guarda" da matspa shemurá?

O trigo é colhido antes dos feixes estarem completamente secos, pois uma vez que o trigo esteja completamente seco, ele não retira água do solo e se ele fica molhado devido a precipitação, ele pode fermentar e tornar-se chametz mesmo que ainda esteja ligado ao chão. Os grãos de trigo são cuidadosamente examinados para se ter certeza de que não haja grãos que se separaram ou que estejam surgindo, e a colheita é cuidadosamente supervisionada para se certificar que ela não esteja úmida até que se torne farinha.

A maioria das autoridades afirmam que é suficiente guardar o trigo desde a hora em que ele está no chão, para cumprir a mistvá de comer matsá. Algumas autoridades contestam isso e alegam que o trigo deve ser protegido desde o momento que é colhido. Portanto, aqueles que são muito rigorosos na observância das mitsvot e em Pessach isso é mais comum do que durante o resto do ano, são cuidadosos para usarem apenas matsot que sejam guardadas desde o momento da colheita.

Muitas pessoas fazem questão de comer matsá shemurá pelo menos no Seder, na primeira noite de Pessach, e fora da Terra de Israel, na segunda noite também, pois é quando que existe uma obrigação de comer matsot. Não há obrigação de comer matsá durante os dias restantes de Pessach.