• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Photos do Evento do Talmud, e lançamento do primeiro volume do Talmud em Portugues. (Photos: Sergio Weishof e Liran)

Na noite de 28 de junho houve um evento muito especial no Beit Chabad de Curitiba, iniciativa do Colel Centro de Estudos, dirigido por Rabino Mendy Labkowski. Foi o lançamento do primeiro volume do Talmud em Portugues! Na presença de mais de cem descendentes, familiares e amigos, receberam homenagem três patriarcas de familias distintas, senhores Menachem Mendel Knopfholz z”l, Shmil Troib z”l e Nathan Yalom z”l conhecidos  pelo Yishuv Curitibano por sua devoção e erudição no estudo do Talmud. Uma gravura que data de 1945, emprestada pelos parentes demonstrou estes senhores saindo da Sinagoga Francisco Frischmann, com seus livros de Talmud em baixo do braço, após seu estudo diário. A famosa Edição Vilna do Talmud utilizado por eles estava exposta junto com outros objetos pessoais, fazendo sua presença palpável e marcante.

Três netos que levam os nomes de seus avòs, Mendel Knopfholz, seguido por Jaime Zlotnik, Sergio (Shmil) Mazer e Nathan Kulisch prestaram depoimentos emocionantes compartilhando lembranças suas de seus notáveis ancestrais. Rabino Yossef Dubrawsky destacou o grande mérito da comunidade em ter tido estes ilustres  exemplos e como hoje com a tradução desta grandiosa obra em línguas mais acessíveis, inglês e agora o português, será cada vez mais fácil para a nova geração continuar a estudar.  O Rabino informou ao publico das aulas de Talmud, já em andamento, no Colel do Beit Chabad, freqüentado por jovens e adultos e de novos grupos que serão formados no futuro breve. “Hoje podemos conciliar uma vida profissional com o estudo da Torá e do Talmud. Não se torna mais necessário abrir mão de qualquer um em prol do outro”, salientou o diretor do Beit Chabad.

O Rav Shamai Ende, convidado especial da noite e o responsável pela obra em português desvendou os mistérios do Talmud proferindo palavras profundas e interessantes a respeito da Lei Oral da Torá. Compartilhou histórias verídicas de grandes sábios e seu incrível domínio neste estudo da sabedoria divina milenar que acompanha o nosso povo desde Moshe Rabenu até nosso dias. “Todas as ciências, todas as novidades na tecnologia e medicina já estão previstos nas páginas destes tomos”, afirmou o chefe da Yeshiva Lubavitch de SP, Rabino Shamai.

O programa terminou com uma calorosa confraternização com comes e bebes e a venda do Talmud em Português. Muitos no publico aproveitaram a oportunidade de levarem para casa este Clássico Judaico. O grande público dispersou e um grupo de umas trinta pessoas se aconchegou em volta de uma grande mesa para um farbrenguen chassidico com Rabino Shamai Ende. Ficaram mais uma hora e pouco para ouvir pérolas de inspiração e histórias magníficas do Lubavitcher Rebe, próxima da data que marcava 70 anos de sua chegada aos EUA. Um Sheva Brachot inesperado,  brindando os noivos Jackson Guelman e Joyce Grimberg que vieram prestigiar o evento, finalizou a noite com tom de muita benção, alegria e dança. E atrevo especular se a alegria contagiante desta noite não foi um reflexo de uma alegria especial de três almas no Gan Éden, que vibraram vendo a continuidade de seu esforço e das suas boas ações...