• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Baruch Dayan HaEmet

Rabbi Lipa Dubrawsky, um Shliach do Chabad em Vancouver, que educou muitas pessoas por mais de 20 anos, faleceu repentinamente.

lipaRabbi Eliezer Lippman Dubrawsky, o diretor educacional do Chabad Lubavitch da Columbia Britânica, faleceu repentinamente no domingo, 27 de Nissan 5773.

Ele tinha 56 anos de idade.

Nesta manhã ele mencionou que não estava sentindo-se bem e foi ao hospital para tratamento. Pouco depois ele teve um ataque cardíaco fatal.

Seu falecimento trágico e repentino chocou muitos na comunidade Judaica em Vancouver, onde ele viveu e atuou por mais de 20 anos como professor, conselheiro e conferencista.

Após dirigir o Chabad de Kitsilano na década de 80, ele e sua esposa Dena Dubrawsky (nascida Blizinsky) tocaram muitas vidas na área de Vancouver, proporcionando conforto e conselho para milhares de pessoas.

Rabbi Dubrawsky, um talmud chacham, apresentou múltiplas aulas em variados assuntos na Torá e chassidut em sua própria casa, no Chabad e em escritórios e firmas por toda a cidade.

Filho do falecido escritor R' Hayshke Dubrawsky de Crown Heights, Rabbi Dubrawsky trabalhou na Livraria do Rebe Agudas Chassidei antes de começar a Shlichut.

Toda manhã de Shabat, por mais de 15 anos, ele andou até a Casa e Hospital Louis Beier, voluntariamente dando seu tempo para dar Dvar Torah nesta sinagoga. "Silenciosamente, sem fanfarra, sem remuneração, como um voluntário," notou Lee Simpson, presidente anterior do hospital.

Rabbi Dubrawsky costumava dizer que a coisa mais importante para qualquer Judeu é ter conhecimento. Em uma entrevista para Jornal Independente Judaico local, ele chamou mais pessoas na comunidade Judaica para educarem-se sobre o Judaísmo.

"Eu penso que não há nada como o conhecimento, nada como saber, nada como ser informado e nada como provar de nossa riqueza de sabedoria para ajudar uma pessoa em todas as áreas [de sua vida]," ele disse sobre as aulas gratuitas que lecionava. "E tudo que é preciso é apenas vir e saborear."

Rene Ragetli foi uma das pessoas que aproveitou a sabedoria que Dubrawsky comunicava. "Suas aulas eram uma mistura estimulante de sabedoria, imagens místicas e sabedoria prática. Foram sem dúvidas as melhores aulas que eu já tive em Vancouver," ela disse ao jornal em 2002.

Ele deixou sua esposa Dena e seus filhos Sender Dubrawsky - Crown Heights, Sarah Rubashkin - Los Angeles, CA; Aidi Neparstak - Long Beach, CA; Chanchy Kugel - New York, NY; Mushkie Spitezky - Crown Heights, Meir Dubrawsky, Mendy Dubrawsky, Rivky Dubrawsky, Manyeh Dubrawsky and Shayneh Dubrawsky - Vancouver, BC; e netos.

Ele também deixou sua mãe, senhora Asya Dubrawsky, e irmãos, senhora Sara Gurewitz, Lyons, France; Rabino Fitche Dubrawsky, Curitiba, Brasil; Rabbi Mendel Dubrawsky, Dallas, TX; senhora Mira Labkowsky, LA, CA; e senhora Chana Katzman, Staten Island, NY.

A levaya será na segunda-feira, às 11h na capela Shomrei Hadas Chapel em Boro Park, passando pelo 770 Eastern Parkway às 11h45 em seu caminho para o Cemitério Old Montefiore Cemetery no Queens.

Baruch dayan haemes.