• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Nosso próximo curso, Mapas da Alma, apresenta você ao Tanya, um texto de 200 anos de idade com uma nova abordagem revolucionária na psicologia humana. Ele fornece ferramentas baseadas na Cabalá para ajudar você a entender a si mesmo.

Até a publicação do Tanya, a Cabalá era uma disciplina esotérica que era estudada e entendida apenas por alguns indivíduos selecionados. Tanya, no entanto, buscou fazer os ensinamentos da Cabalá praticos, relevantes, e acessíveis. Suas inúmeras reimpressões atestam seu sucesso em alcançar esta meta.

Um precursor do moderno gênero da auto-ajuda, Rabbi Shneur Zalman escreveu o Tanya como um substituto de sua orientação pessoal. Se você freqnentar este curso, você irá experimentar seis sessões virtuais de aconselhamento espiritual de um mestre da Cabalá e da natureza da alma. Você irá chegar ao entendimento da fonte da culpa, conflito, e confusão, e encontrar estratégias eficientes para desenvolver alegria, propósito e direção na vida diária.

 


DESCRIÇÃO DO CURSO

Aula Um
Palavras da Alma

Se você é uma pessoa tão boa, por que de vez em quando você se sente tão mal por dentro? E se você é uma pessoa tão ruim, por que você está atormentado por crises de consciência? Assim como Freud desenvolveu o vocabulário que permite que você fale sobre sua psique, o Tanya fornece os termos chave e contruções que permitem você a falar sobre sua alma... ou almas. Que tipo de pessoa você é? Qual é a fonte do conflito interno? Esta aula ensina a você as palavras que você precisa para responder a questão.

Aula Dois
Obtendo Controle Sobre Si Mesmo

Pode ser esclarecedor saber por que você sucumbe a tentações que você gostaria de ter resistido. Mas há uma estratégia para ganhar auto-controle? Esta aula fornece orientações práticas ára superar a fraqueza e aprender a controlar o comportamento.

Aula Três
Sincronizar ou Afundar

Quando a paixão do seu coração puxa você em uma direção e a sua mente puxa você para outra direção, a desconexão pode ser angustiante. Esta aula irá ensinar a você dois métodos para alinhar a razão e a emoção, para você reduzir o stress e viver de forma decisiva.

Aula Quatro
O Passeio Alegre

Dúvida constante e infelicidade emocional podem gradualmente minar-lhe a força e vontade de mudar. Mas a alegria dá o impulso que permite a você viver cada dia com entusiasmo e determinação. Esta aula fornece perspectivas úteis que podem ajudar você a gerar uma atitude positiva.

Aula Cinco
O Grande Cenário

Mesmo após aprender métodos para superar desafios pessoais e perseguir a bondade, você pode ainda se perguntar por que tudo isso importa. Qual é o propósito de tentativas imperfeitas de perfeição? Suas falhas humanas condenam você a ser um fracasso pessoal? Ou talvez suas fraquezas forneçam uma oportunidade de fazer uma contribuição única ao mundo? A aula cinco permite que você faça as pazes com as suas lutas pessoais considerando seu lugar no esquema maior das coisas.

Aula Seis
Tenha um Coração

A maioria do Tanya se foca em como você pode controlar o modo que você age, mesmo que seus sentimentos e motivações não sejam sempre puros. Para aqueles que são pacientes o suficiente para uma solução lenta, esta aula final fornece meditações e diretrizes para remodelar sua natureza essencial ao longo do tempo, reconhecendo que a verdadeira chave de viver com propósito é comportar-se com propósito.



Endossos do Curso

"A maioria das obras morais dirigem-se apenas a problemas pessoais e aos modos como uma pessoa pode alcançar objetivos específicos em áreas específicas...

Tanya, pelo contrário, não dirige-se, em geral, a problemas específicos mas investiga suas causas, procurando destilar as categorias da humanidade até suas máximas mais elementares e resolvê-las da forma mais abrangente...

O Tanya treina seus estudantes para ver as muitas milhares de complexidades, dúvidas, e movimentos dentro delas como expressões de um único problema básico: a luta entre o bem e o mal na alma humana.

Embora o livro seja escrito com grande contenção, ele energicamente e dramaticamente retrata a vida como uma imensa batalha... Esta luta e nossa habilidade de conduzir nossas vidas dentro dela são o próprio propósito da criação da humanidade. Como o Tanya explica, este estatus não é simplesmente o confronto entre o bem e o mal, mas si o encontro entre dois componentes da alma: o animal e o divino. A tensão é entre a parte da alma que nos atraí para baixo em direção à terra e a parte que aspira para cima em direção ao divino.

O conflito, então, não é uma guerra de aniquilação na qual o homem busca destruir certas partes de sua alma, mas sim um esforço para educar todas as partes da alma humana, de criar dentro delas uma consciência e um sentimento - até que suas aspirações cheguem a um estado de perfeita harmonia entre o corpo e a alma, entre o material e o transcendente."

Rabbi Adin Even-Israel (Steinsaltz), Erudito e crítico social, mais conhecido por sua monumental tradução e comentários do Talmud. Ele também é fundador de uma rede mundial de instituições educacionais Judaicas apoiadas pela Aleph Society nos Estados Unidos.