• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

maça com melPara saber a data de Rosh Hashaná para este ano clique aqui

Rosh Hashaná em pouca palavras clique aqui

Alimentos simbólicos para Rosh Hashaná clique aqui

O mês de Tishrei é o sétimo no calendário judaico. Isso pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná, o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá fez o mês de Nissan o primeiro do ano, para enfatizar a importância histórica da libertação do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês, e que assinalou o nascimento de nossa nação.

Entretanto, de acordo com a tradição, o mundo foi criado em Tishrei, ou mais exatamente, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan. Isto tem um significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea disse: "D'us julgou-me e também atendeu à minha voz." Dan e Din (Yom HaDin, Dia do Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão. Similarmente, cada mês do calendário judaico tem seu signo no Zodíaco (em hebraico mazal). O mazal de Tishrei é a Balança. Este é o símbolo do Dia do Julgamento, quando D'us pesa as boas e as más ações do ser humano.

Embora cada Lua Nova seja anunciada e abençoada na sinagoga no Shabat que a precede, a Lua Nova de Tishrei não é anunciada nem abençoada, pois o próprio D'us a abençoa. O aspecto místico de Rosh Hashaná é indicado nas Escrituras: "Soe o shofar na Lua Nova, em ocultamento do dia de nossa festa."

Satan, o Acusador, não deve perceber a chegada de Rosh Hashaná, o Dia do Julgamento. Esta é também uma das razões pelas quais a Lua Nova não é mencionada nas preces de Rosh Hashaná. É também um dos motivos pelos quais a primeira porção do livro Bereshit da Torá não é lida em Rosh Hashaná, embora seja apropriado lê-la, pois Rosh Hashaná é o aniversário do Homem, quando Adam foi criado.

Shofar em Jerusalem

O primeiro dia de Tishrei, que é o primeiro dia de Rosh Hashaná, jamais pode cair num domingo, quarta ou sexta-feira. Historicamente, entretanto, o primeiro Rosh Hashaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, D'us criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.

Nossos sábios viram nisso a ordem da Criação, como a consideração do bom anfitrião que, antes de convidar um hóspede de honra, coloca a casa em ordem, prepara as lâmpadas mais brilhantes, uma refeição deliciosa, etc., para que seu convidado encontre tudo preparado. Mas também vêem nisto uma profunda lição: se o homem é merecedor, é tratado como um convidado de honra; se não o merece, dizem-lhe: "Não fique orgulhoso de si mesmo; até um inseto foi criado antes de você!"

 

(chabad.org.br)

Confira nosso Cartões de Rosha Hashaná

{rokbox album=|Alicerces|}images/stories/albums/Shana-tova-cards/*{/rokbox}

encomenda aqui

Perguntas e respostas:


Por que o mês de Tishrei foi escolhido como o mês no qual D'us julga a humanidade a cada ano?

R: O Homem foi criado no primeiro dia de Tishrei. Por este motivo D'us achou justo julgá-lo cada ano por ocasião do aniversário da Criação. Conta-nos o Midrash, que foi no primeiro dia de Tishrei que Adam (Adão) pecou e que D'us lhe falou: "Do mesmo modo como neste dia tenhas permanecido perante Mim para julgamento, neste dia teus descendentes serão julgados e perdoados."

O mazal do mês de tishrei é balança. Isto nos indica que as ações do homem são "pesadas" na "balança" do julgamento durante este mês.

Qual é a origem de Avinu Malkênu, que é recitado durante os Dez Dias de Arrependimento?

R: O Talmud relata que certa vez Rabi Eliezer recitou vinte e quatro bênçãos para que o Senhor fizesse chover, mas elas de nada adiantaram. Em seguida, Rabi Akiva subiu ao púlpito e disse: "Avinu Malkênu (nosso Pai, nosso Rei): Tu és nosso Pai! Nosso Pai, nosso Rei: Não temos outro Rei além de Ti! Nosso Pai, nosso Rei: Nós pecamos diante de Ti! Nosso Pai, nosso Rei: Tem misericórdia de nós! Nosso Pai, nosso Rei: Trata-nos bondosamente, por causa do Teu Nome". E suas preces foram atendidas imediatamente.
Estas tocantes súplicas acabaram sendo incorporadas ao texto litúrgico durante os Dez Dias de Arrependimento. No decorrer dos séculos seguintes, outros versículos, todos começando com "Nosso Pai, nosso rei", e implorando a D'us para nos dar vida e perdão, foram acrescentados.

Por que Avinu Malkênu é omitido no Shabat?

R: Uma vez que não fazemos nossos pedidos específicos e particulares em Shabat e, a maior parte desta tefilá consiste em pedidos, a omitimos, da mesma forma que as 13 berachot intermediárias da Amidá feitas durante a semana que também são omitidas no Shabat.

Por que é preferível escolher o chifre de carneiro como shofar?

R: Depois que Avraham mostrou-se disposto a sacrificar seu próprio filho naquele Rosh Hashaná e foi impedido pelo anjo e por D’us, Avraham usou o carneiro que encontrou em uma moita próxima ao local, que havia sido propositalmente deixado lá por D’us. Isto nos lembra de seguir os passos de Avraham e Yitschac e obedecer D’us, mesmo quando nos parece difícil ou impossível. Também pedimos à D’us para lembrar o mérito da akeda e de Avraham e Yistchac para sermos abençoados para um ano bom e doce.