• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Notas Gerais

1. Fora a auspiciosidade de uma determinada data, outras considerações também desempenham um papel no estabelecimento de uma data de casamento.

2. A lista a seguir é para casamentos que acontecem fora de Israel. Na Terra Santa, muitos feriados Judaicos acabam um dia mais cedo, o que pode afetar algumas das informações abaixo.

3. Utilize  conversor de Data Civil / Judaica para converter qualquer data secular por sua data correspondente no calendário Judaico.


Extremamente Auspicioso:

data de casamentoTerças-feiras: Ao relatar a história da Criação, o terceiro dia, terça-feira, é o único dia onde a Torá diz duas vezes, "E D-us viu que era bom". Os sábios interpretaram que isso significa que esse dia é duplamente bom - "Bom para o Céu, e bom para as criações".

Rosh Chodesh: O início de um mês Judaico é uma data auspiciosa para um casal começar sua vida de casados juntos.

Primeiros quinze dias do mês Judaico (lunar): A lua é uma metáfora para a nação Judaica, e os dias onde a lua está crescente são dias auspiciosos para um casal Judeu se casar.

11 de Tishrei: De acordo com a tradição Chassídica, o dia após Yom Kipur é conhecido como o "Nome de D-us".

11 a 13 de Tishrei: De acordo com a Cabala, os quatro dias entre Yom Kipur e Sucot são dias especificamente santificados; eles correspondem às quatro letras do Tetragrama.

Kislev: Todo o mês de Kislev é extremamente auspicioso, coo evidenciado pela festa de Chanucá, que cai nos últimos dias deste mês.

Chanucá: (25 de Kislev a 2 de Tevel (ou 3, dependendo do ano)): A "Festa das Luzes" é um momento maravilhoso para começar um casamento de luz e felicidade. Se você está planejando um casamento em Chanucá, certifique-se que que seu casamento tenha um "Sabor de Chanucá". Uma Menorá acesa deve ser exibida em destaque, e fale com seu fornecedor sobre a possibilidade de oferecer um pouco da cozinha de Chanucá - como latkes e/ou Sufganiot.

Tu B'Shevat (15 de Shevat): "Para um homem é [parecida com] a árvore do campo" (deuteronômio 20:19). O Ano Novo das Árvores é certamente uma data auspiciosa para começar um "Ano Novo de Casamento".

Adar: Adar é o mês que "foi transformado para [os Judeus] de luto à alegria {Esther 9:22). É considerado pelos Judeus "o mês da sorte".

Purim Katan ("Pequeno Purim") e Shushan Purim Katan ("Pequeno Purim Shushan") (14-15 de Adar I): Estas datas semi-festivas no primeiro mês de Adar (em um ano bissexto) correspondem às datas em que Purim e Purim Shushan são celebradas no mês seguinte de Adar.

Shushan Purim  (15 de Adar): Um dia auspicioso e semi-festivo.

Tu B'Av (15 de Av): Este feriado semi-festivo sempre foi associado ao casamento Judaico.

Elul: De acordo com a Cabalá, traços da misericórdia e benevolência de D-us são revelados e acessíveis durante todo o mês de Elul. Este mês é sem dúvida um momento auspicioso para marcar casamentos.

Não recomendados

Sextas-feiras: Em consideração ao Shabat que começa ao anoitecer, casamentos não são realizados às sextas-feiras. Em tempos passados, casamentos Judaicos eram realizados regularmente às sextas-feiras. A cerimônia da chupá era feita antes do por-do-sol, e a recepção do casamento, que começava após o anoitecer, era uma grande refeição de Shabat, para todos os presentes.
Hoje, casamentos de sexta-feira a noite causam problemas demais para serem viáveis. Nenhuma música, imagem ou vídeo seria permitido;  todos os convidados deveriam ir para casa a pé, etc.

Shabat: Cerimônias de casamento não são permitidas no Shabat, um dia de descanso ordenado biblicamente. Tecnicamente, casamentos podem ser realizados no sábado a noite após a conclusão do Shabat ao anoitecer, mas nenhuma preparação para o casamento pode começar até o anoitecer. Isso faz com que casamentos sábado a noite sejam extremamente impraticáveis durante o inverno, e virtualmente impossíveis durante os dias longos nos meses de verão.

Dez Dias de Arrependimento (4 a 8 de Tishrei): Devido à natureza solene dos Dez Dias de Arrependimento, é habitual se abster de programar casamentos durante estes dias.

13 de Adar: O Jejum de Esther. O anoitecer inaugura o feriado de Purim e a obrigação de ouvir a meguilá - tornando impraticável marcar um casamento neste dia.

Purim (14 de Adar): A natureza cheia de ação deste feriado - que também tradicionalmente incluí uma refeição festiva familiar no fim do dia - faz deste dia um dia inapropriado para marcar um casamento.

Proibido

Os dias que antecedem feriados bíblicos Judaicos: 9 de Tishrei (dia antes de Yom Kipur); 14 de Tishrei (dia antes de Sucot); 14 de Nissan (dia antes de Pessach); 5 de Sivan (Shavuot); 29 de Elul (Rosh Hashaná).

Principais feriados, dias de descanso obrigatórios: Rosh Hashaná (1-2 de Tishrei); Yom Kipur (10 de Tishrei); Sucot (15-16 de Tishrei); Shemini Atseret e Simcha Torá (22-23 de Tishrei); Pessach (15-16 de Nissan; 21-22); Shavuot (6-7 de Sivan).

Chol Hamoed: (A alegria destes dias semi-festivos requer uma imersão completa no espírito do feriado. Dividir nossa atenção entre a alegria do feriado e a alegria de uma celebração de casamento não é justo para nenhum dos dois: 17-21 de Tishrei (Sucot); 17-20 de Nissan (Pessach).

2-16 de Yiar: Veja abaixo, "Perído do Omer".

Jejum de 17 de Tamuz: Neste dia começam as "Três Semanas", um período nacional Judaico de luto. Casamentos não são marcados para este dia.

Nove Dias (1-9 de Av): Com o início do mês de Av, nós entramos nos Nove Dias, os dias mais intensos das já tristes Três Semanas.

Costumes Diferentes:

Período do Omer (23 de Nissan a 2 de Sivan): O período de "contagem do Omer" entre os feriados de Pessach e Shavuot são um tempo de semi-luto. Casamentos são proibidos por pelo menos 33 dias fora deste período de 7 semanas; entretanto, quais destes dias são incluídos na proibição dependem de costumes. Fale com seu rabino para determinar para quando os costumes de sua família/ comunidade permitem que seja programado um casamento. De acordo com todos os costumes, casamentos não são programados para 2 a 16 de Iyar.

Três Semanas (18 a 29 de Tamuz): As três semanas entre o Jejum de 17 de Tamuz e Tisha B'Av são períodos de luto nacional Judaico. Judeus Ashkenazi se abstem de programar qualquer casamento para este período. Judeus Sefardi programam casamentos até o início do mês de Av.

Dias de Jejum

Jejum de Gedaliah (3 de Tishrei): Um casamento programado para este dia deve começar após o anoitecer.

Dez de Tevet: Um casamento programado para este dia deve começar após o anoitecer.

Jejum de Esther: (13 de Adar): Um casamento marcado para este dia deve começar a noite. No entanto, o anoitecer inaugura a festa de Purim e a obrigação de ouvir a meguilá - tornando impraticável programar um casamento neste dia.

 


Não Jejuar

É costume para a noiva e o noivo jejuarem no seu dia de casamento. Eles não jejuam, no entanto, se o casamento for el uma das seguintes datas:

Shabat: Se um casamento foi programado para sábado a noite, a noiva e o noivo não jejuam no dia de seu casamento.

Rosh Chodesh: (Há um debate entre autoridades da Halachá sobre se a noiva e o noivo jejuam se o casamento está programado para Rosh Chodesh Nissan).

11 de Tishrei: Tendo jejuado e se arrependido ontem em Yom Kipur, todos estão presumidamente livres de pecado neste dia. Portanto, a noiva e o noivo não jejuam se o casamento é feito neste dia.

Isru Chag (dia seguinte a uma festividade bíblica): 24 de Tishrei (Sucot - Simcha Torá); 23 de Nissan (Pessach). 8 de Sivan (Shavuot).

Chanucá: 25 de Kislev a 2 de Tevet (ou 3, dependendo do ano).

Tu B'Shvat: (15 de Shvat).

Purim Kattan ("Pequeno Purim") e Shushan Purim Kattan ("Pequeno Purim Shushan"): 14-15 de Adar I.

Purim e Shushan Purim: 14-15 de Adar.

Tu B'Av: 15 de Av.

 

Volte para para página "Casamento judaico"