• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná
wedding

Você é enfrentado com a maior decisão em sua vida. Quem é a sua alma gêmea? Como você encontrar ele / ela? Como você pode ter certeza que esta é a pessoa certa?

A sabedoria eterna da Torá ilumina a todas estas questões.

 

 

{tab=Porque se casar?}

 

O Chamado Interno

chuppah

Porque se casar? A questão é tão enlouquecedora porque parece haver pouquíssimas razões racionais para apoiar este ato tão drástico. Não importa de que forma a questão seja apresentada, os óbvios motivos contra pesam consideravelmente mais que qualquer motivo a favor que possa ser sugerido. Que lógica se esconde por trás de um compromisso que dura toda uma eternidade? Será que alguém em seu perfeito juízo assinaria um contrato de trabalho que exige um vínculo de obrigação de uma vida inteira, quando existem tantos trabalhos disponíveis que não requerem tal comprometimento extremo? Então porque entrar em um casamento? Mesmo que o contrato de casamento não contenha uma cláusula de escape, evocar esta cláusula invariavelmente provoca uma dor indizível e caos emocional. Porque não desfrutar de relacionamentos durante sua duração natural e então seguir em frente quando a falta de paixão deixa de justificar a manutenção do relacionamento? Porque qualquer pessoa sã consentiria voluntáriamente a manter-se em um relacionamento mesmo quando este se deteriora a tal ponto que se torna crítico e, na melhor das hipóteses, desafiador?

É certo que as melhorias na condição econômica das mulheres e a eliminação de grande parte do estigma vinculado a permanecer solteira (e por conseqüência uma diminuição na pressão social e familiar para o casamento) causaram um declínio da taxa de casamento nas décadas recentes. No entanto, apesar da diminuição da pressão social e familiar para o casamento, estatísticas recentes mostram que mais de três quartos da população adulta está casada!

Então porque nós nos casamos? De acordo com a Cabala, a compulsão de buscar um comprometimento para a vida inteira é a expressão das mais profundas ambições da alma humana. Os sinais subliminares que emanam da alma tem feito com que esta instituição que desafia a lógica, o casamento, seja uma parte integral da história humana desde o princípio dos tempos. O anseio da alma por conexão e comprometimento faz da aspiração ao casamento um de nossos instintos mais básicos.

Qual é a intenção da alma? O que ela tem a ganhar ligando-se a outra alma? Os místicos explicam que duas considerações primárias levam a este desejo de casar-se que a alma tem: um desejo de ser completa e sua necessidade de transcender-se.

 

1+1=1

No primeiro casamento do mundo, Adão e Eva foram inicialmente criados como um único corpo de duas faces. O ser único foi dividido em dois - um homem e uma mulher - e eles se reuniram em matrimônio. No mundo das almas, a partição e reunificação dos componentes masculinos e femininos de almas individuais ocorrem continuamente. Cada corpo é ocupado por meia alma, e cada corpo e alma apenas alcançam um estado completo quando estão unidas com sua metade há muito perdida.

Portanto a atração ao sexo oposto, normalmente mostrada como uma fraqueza associada a desejos carnais, na verdade vem do desejo inato da alma a reunir-se com sua alma-gêmea.

O Talmud diz que a bashert de cada alma (alma gêmea predestinada) é determinada antes do nascimento. Os dois podem nascer em continentes distintos e com aparentemente nada em comum, mas o destino divino certifica-se de que o caminho de todos se encontre com o caminho de suas almas-gêmeas.

[Em casos raros, por fatores espirituais externos que possam intervir, é possível que as pessoas casem-se com pessoas que não são suas basherts. Mesmo nestes casos, no entanto, eventualmente as duas almas-gêmeas originais irão se casar - seja mais tarde na vida como um segundo casamento, ou em uma futura encarnação das duas almas].

Portanto a atração ao sexo oposto, normalmente mostrada como uma fraqueza associada a desejos carnais, na verdade vem do desejo inato da alma a reunir-se com sua alma-gêmea.

Muito cuidado deve ser tomado para não usar erroneamente o poderoso e sagrado poder da atração sexual gastando-o em outro contexto que não o casamento. Veja "Namorando do Jeito Judaico",  para mais  desse assunto.

 

O Comprometimento é o Objetivo em Si Mesmo

Considerando-se que as necessidades e tendências corporais são decididamente egocêntricas, a alma é totalmente altruísta. Comprometimento sem a expectativa de um benefício proporcional pode soar absurdo quando se fala a linguagem do corpo, mas é música aos ouvidos da alma. O desejo mais ardente da alma é transcender-se. O casamento oferece à alma a oportunidade de expressar sua natureza altruísta.

O casamento se trata de duas almas que colocam suas necessidades individuais de lado, e se comprometem 100% no sucesso do relacionamento.

 

A Meta Final

O casamento se trata de duas almas que colocam suas necessidades individuais de lado, e se comprometem 100% no sucesso do relacionamento.

Além do comprometimento do noivo e da noiva um com o outro, o casamento Judaico envolve dois compromissos adicionais. Primeiramente, é um compromisso pela continuidade da nação Judaica. Pais Judeus criando crianças Judias com valores Judaicos é nossa forma não-violenta de combater os Cruzados, Chmielnicki, Hitler, e todos outros fanáticos que aspiram a relegar o povo Judeu aos anais da história.

Em segundo lugar, o casamento também é um compromisso com a efetivação do plano divino que gerou toda a criação. D-us queria um lar, e é nossa missão santificar o mundo,  tornando-o uma morada acolhedora para seu Criador. As munições que nós temos para cumprir esta tarefa são a Torá e seus mandamentos; e o lar é a primeira fronteira. Homem e mulher são o time perfeito para implementar este plano. Quando trabalham em harmonia eles têm a habilidade de fazer do lar um epicentro de santidade cujas ondas afetam a vizinhança, o país, o mundo e o cosmos.

Por causa do papel considerável que o casamento tem na atualização do plano diretor para a criação, D-us gasta tempo e energia consideráveis (como se estivesse) "brincando de Cupido".

"Com o que Ele está ocupado desde os seis dias da Criação?" O midrash pergunta. "Ele está preocupado em juntar casais”, é a resposta! Cada casamento é uma peça vital no grande quebra-cabeça que quando completo irá colocar toda a criação em seu estado pretendido de redenção.

O casamento Judaico são duas pessoas que se comprometem 100% no sucesso da relação de D-us com a criação.

 

chupa

 

{tab= Com quem devo Casar }

com quem?É desnecessário dizer que as qualidades que alguém está procurando em um cônjuge em potencial irão variar muito dependendo de cada indivíduo e suas prioridades e preferências. Uma mulher ultra organizada que tem espasmos quando sua casa não está completamente limpa não deve considerar casar-se com o professor distraído que está sempre atrasado e cuja área de trabalho foi decretada zona de desastre. O gastador deve ficar longe do mão-fechada. É quase certo que estes estilos de vida praticamente em choque causarão muito atrito em um relacionamento de longo prazo. Enquanto uma forte atração física pode causar uma impressão temporária destas diferenças "bonitinho", no longo prazo esta graça desaparece e as grandes diferenças surgem como grandes obstáculos para a harmonia conjugal.

No entanto existem algumas indicações gerais que se aplicam igualmente a todos. Aqui estão algumas das mais importantes:

 

Casar com Judeus

Muito tem sido escrito sobre esta sensível questão e os links abaixo levarão você a muitos artigos que explicam a variedade de problemas causados por casamentos mistos. O cerne da questão é na verdade muito simples: Casamento é a união de duas almas; uma façanha possível apenas para duas almas compatíveis.

Casamento em seu verdadeiro sentido é sobre duas almas que se unem com o propósito de realizar uma missão sagrada. Tantos os Judeus como os Gentios possuem almas. A cada um deles foi dada uma alma única, que é compatível com sua distinta missão. Sentimentos fortes e atração física podem existir entre Judeus e Gentios, mas casamento - ou seja, uma união perfeita de almas - não pode ocorrer entre duas almas não-compatíveis.

Em um nível prático, aquele que faz um casamento misto está dando as costas a centenas de gerações de ancestrais cujo comprometimento ao Judaísmo os levou a viver em guetos e suportar pogroms e perseguições inomináveis ao invés de assimilarem-se com não-Judeus. Tantos dos nossos pais morreram para preservar o Judaísmo; Nós respeitamos seus sacrifícios casando com Judeus e perpetuando seu legado.

 

Bondade

Quando o servo de Abraão Eliezer foi despachado para a cidade de Charan para encontrar uma esposa para Isaac, ele chegou em uma terra estrangeira com a difícil tarefa de encontrar uma garota local que fosse uma esposa adequada para o filho de seu mestre. Ele elaborou um plano interessante. Não, não era um concurso de beleza, e ele também não checou as faculdades pelas garotas com maiores notas. Ao invés disso, ele optou por procurar a garota que demonstrasse bondade incondicional. A jovem mulher que se prestasse a tirar água para seus camelos sedentos seria a mulher certa para Isaac; a mulher certa para ser a Matriarca da nação Judaica.

Sem dúvida, uma das melhores dicas de namoro é observar como a pessoa trata os funcionários do restaurante. Se a pessoa é querida quando fala com você, mas é desagradável com o garçom - é hora de retomar sua busca por parceiro com outro candidato em potencial.

 

Valores Correspondentes

A seleção de um cônjuge deve ser baseada em quem a pessoa é no presente, não no potencial da pessoa

Esperamos que seu casamento dure longos anos após a atração inicial e emoção se esgotarem. Nesse ponto, a cola que mantém o casamento e o amor vivo são os interesses em comum, e mais importante, valores compartilhados. Este é um pensamento assustador, considerando que muitas pessoas nunca tiveram uma reflexão séria de quais são os seus valores.

 

Não se case com quem a pessoa será

A seleção de um cônjuge deve ser baseada em quem a pessoa é no presente, não no potencial da pessoa, na pessoa que você imagina que ele/ela se tornará no futuro - especialmente com a ajuda de alguma insistência gentil de sua parte...

Verdade, sempre há a possibilidade de que ele irá mudar. Sempre existe a possibilidade de que ela irá tocar seu potencial e trazê-lo à tona. Mas se neste momento seu companheiro em potencial não está exibindo estes sinais, não é justo para nenhum de vocês casar-se com a pessoa que será quando você não está feliz com a pessoa que é. Você quer que seu cônjuge te ame por quem você é agora, não por quem você venha a ser se e apenas se você mudar. Seus sentimentos para com o seu cônjuge devem ser os mesmos.

 

Histórico Familiar

Mesmo que nenhum candidato deva ser aprovado ou anulado simplesmente por conta de histórico familiar - muitas, muitas pessoas maravilhosas saíram ilesas de famílias completamente desestruturadas, e muitas pessoas insensíveis e nocivas tem pais amorosos - uma família amorosa é certamente uma coisa a ser considerada na procura de um cônjuge. Uma criança que foi criada em um lar harmonioso e amoroso, com pais que respeitavam a si mesmos, um ao outro, e seus filhos, tem maior probabilidade de estabelecer um lar governado por esta mesma ética.

No entanto, quando confrontado por uma escolha entre uma pessoa de linhagem impecável e uma pessoa integridade óbvia, mas que não tenha pedigree, este último é a escolha óbvia. A qualidade do chef é certamente uma consideração ao se escolher onde comer, mas "a prova está no pudim”.

 

Não seja excessivamente idealista

Muitas pessoas permanecem solteiras simplesmente porque estão esperando conhecer a pessoa perfeita. Enquanto certas qualidades devem permanecer não-negociáveis - como as mencionadas acima - deve-se estar disposto a comprometer algumas preferências não-essenciais. Alguns exemplos de qualidades "negociáveis" são: aparência, escolha de carreira, visão política e nacionalidade.

De forma simples, não se deve descartar namorar certas pessoas simplesmente porque elas não têm uma certa constituição física, cabelo ou cor dos olhos, ou profissão. Muitas vezes as pessoas se surpreendem em achar que podem ser intensamente atraídas por, e amar profundamente, alguém que não se ajusta exatamente em sua visão de cônjuge perfeito.

Enquanto procuram comprar uma casa, o fator mais importante a ser tomado em consideração é a solidez estrutural. Depois de verificar que a casa não irá cair como resultado de uma fundação instável ou uma construção de má qualidade, então a decoração e o layout são considerados. E, a menos que esteja construindo do zero - uma opção que ainda não está disponível no que diz respeito a um cônjuge - ninguém jamais encontra a casa que atente exatamente a cada uma de suas exigências de estilo.

Ninguém é perfeito. Uma pessoa que preenche todos os critérios maiores e a maioria de suas preferências é alguém que você deveria considerar seriamente.

 

Atração Mútua

Ao procurar o plano adequado do seguro de saúde, é prudente ter uma lista de serviços que você espera receber de seu provedor. A busca termina assim que você encontrar um provedor que satisfaça as suas necessidades, por um preço dentro de seu alcance.

Um cônjuge não é um plano de seguro saúde.

Um indivíduo pode ser perfeito no papel - gentil, doce, piedoso e de integridade impecável - mas se não há atração, se a faísca proverbial está faltando, então esta pessoa será um cônjuge amoroso - para outra pessoa.

Ocasionalmente leva algum tempo para a química aparecer. Se a pessoa for altamente compatível, não desista rapidamente. Talvez outro encontro ou dois levem à atração mútua. Mas não gaste muito esforço em uma decepção em potencial. Se não há uma faísca presente após um número razoável de encontros, é hora de seguir em frente.

Isto não significa que aquele amor que arrepia a coluna seja um pré-requisito necessário para tomar sua decisão. Isto simplesmente significa que os dois devem gostar de estar na companhia um do outro. Deve haver entusiasmo com a perspectiva de compartilhar uma conversa. O amor verdadeiro pode e irá se desenvolver após o casamento.

 

Considerações Técnicas

Há também certas questões técnicas haláchicas (da lei Judaica) que devem ser levadas em consideração na escolha de um cônjuge. A principal destas considerações é a proibição de um Cohen (sacerdote) de casar-se com certas mulheres, como uma divorciada, e a importância de assegurar-se de que a potencial cônjuge tenha recebido um get (carta Judaica de divórcio) válido de qualquer casamento anterior.

 

{tab= Namorando do Jeito Judaico }

dating jewishO processo pelo qual um homem e uma mulher se conhecem, se familiarizam um com o outro e decidem se eles são adequados um para o outro, não é apenas senso comum - é na verdade obrigatório pela lei Judaica. O Talmud estipula que é proibido para um homem casar-se com uma mulher até que ele a conheça e ela ache graça em seus olhos, e uma mulher não deve se casar até que ela seja madura o suficiente para tomar uma decisão inteligente no que diz respeito a seu pedido de casamento. A noiva e o noivo em potencial devem encontrar-se de antemão e devem estar totalmente confortáveis um com o outro e devem dar seu consentimento.

Dito isto, de acordo com a tradição Judaica, o namoro tem um papel muito específico. O namoro é visto como um assunto sério e não se destina a fins de entretenimento. O namoro é reservado a homens e mulheres maduros que atingiram a idade de casar-se e estão ativamente procurando seus companheiros de vida.

As restrições sobre o namoro não se originan do puritanismo. Ao contrário, elas são um ingrediente chave na criação de casamentos estáveis entre cônjuges compatíveis.

 

Você Irá Encontrar Aquilo Que Procura

O foco de um encontro é determinar se aquela pessoa que se está vendo possuí as qualidades e valores que permitirão que os dois vivam juntos harmoniosamente e felizes para o resto de suas vidas. Assim, o namoro de sucesso é uma arte; requer que a mente tome controle de um domínio que tradicionalmente e instintivamente pertence ao coração.

Seguindo este raciocínio, o cenário de um encontro deve ser propício para uma longa conversa privada, e as duas partes devem estar preparadas para descrever abertamente suas visões e metas para si mesmos e suas famílias. Um encontro no cinema, por exemplo, esclarece pouquíssimo sobre qualquer coisa, e serve apenas para trazer aos dois uma ligação emocional antes do que seria saudável para eles, pois ela interfere com a habilidade de fazer uma decisão objetiva. Uma vez que a mente tenha decidido, então o coração deve concordar. Quando a mente e o coração concordam que a pessoa é compatível, então "que comecem as celebrações!".

Um namoro sério e objetivo estabelece uma forte base para o casamento. Um casamento com tal base irá provavelmente sobreviver ao stress e condições adversas que irão inevitavelmente chegar em algum momento nos anos a segui. Este é o jeito Judaico, e nós ousamos dizer que é também o modo do senso comum.

Hoje, com o afrouxamento de restrições sociais na mistura e confraternização entre os sexos, muitos casamentos começam com pessoas que se conhecem casualmente. Duas pessoas se encontram, uma conversa relativamente rasa é iniciada, faíscas começam a voar, e após um período de namoro e intenso romance, eles vão para o escrivão da cidade para obter uma licença de casamento. A abordagem do namoro tem cada vez mais se focado na atração e romance, e menos focada na compatibilidade real. "O amor conquista tudo" é um ditado perigoso, e talvez a principal razão pela qual quase metade de todos os casamentos terminam em divórcio, e enquanto sociedade, nós chegamos a um ponto onde o acordo pré-nupcial é uma parte integral do processo do casamento, assim como os votos.

O coração seguir a mente é uma fórmula de sucesso

Felizmente, parece que muitas pessoas estão descobrindo a sabedoria do namoro sério e com foco na compatibilidade. Diferentes organizações agora oferecem testes de personalidade, e com base nos resultados destes testes eles se esforçam para encontrar parceiros compatíveis. Estas organizações dizem ter uma alta taxa de sucesso, com muitos casais felizes e casados que eles combinaram. Faz sentido!

Em resumo, o coração seguir a mente é uma fórmula de sucesso. A mente seguir o coração é uma receita potencial de desastre.

 

Começando a Procura

"Todas as pessoas boas já estão comprometidas" é uma frase que todos nós já ouvimos muito. Os milhares de websites e organizações dedicadas a ajudar solteiros em geral, e solteiros Judeus em particular, a encontrar almas gêmeas elegíveis demonstram a dificuldade inerente em encontrar um parceiro adequado.

Um bom lugar para começar é no centro de sua comunidade Judaica local, que provavelmente é sua sinagoga. Muito provavelmente sua sinagoga oferece uma variedade de programas, aulas e noites de entretenimento - todas grandes oportunidades de encontrar outros solteiros Judeus (e se divertir e de ser instruído espiritualmente!). Deixe seu rabino ciente de que você está em procura, e peça a ele para manter seus olhos abertos em seu benefício.

Todos os sites mencionados acima também são uma opção, embora eles possam envolver a inconveniência de relacionamentos a longa distância e viagens. Também existem muitas organizações que organizam retiros de bom gosto e eventos especiais especificamente para solteiros Judeus. Nenhuma discussão abrangente sobre o namoro Judaico estaria completa sem mencionar o papel do shadchan (casamenteiro). O shadchan proverbial ganhava a vida por comissões em cada casal de sucesso que ele arranjasse. Ele fazia as rodas no shtetel, bajulando os pais relutantes, convencendo-os das virtudes de algum garoto ou garota, e como aquele indivíduo combinava com seu filho ou filha.

Se a representação popular da Europa Oriental do casamenteiro é precisa ou não, certamente não é a descrição de um shadchan profissional de hoje. O shadchan de hoje oferece discretamente um serviço valioso, e muitos tem uma alta taxa de sucesso. O shadchan junta informação sobre pessoas solteiras - por entrevista, ou falando com seus amigos - e tem um talento especial para juntar pessoas.

Entre a comunidade chassídica, onde a mistura entre os sexos é muito pequena, quase todos os casais são arranjados por um shadchan.No entanto, há muitos shadchans que atendem a todos os segmentos da comunidade Judaica, Se você tiver interesse, seu rabino certamente pode contatar para você um shadchan expert.

[É muito importante que o shadchan receba os honorários pelo serviço prestado. Repercussões negativas podem, D-us não permita, resultar se o shadchan não for compensado pelo esforço empreendido.]

 

Namoro Não é Um Jogo

E as pessoas que ainda não pensam em se casar? Elas podem se envolver em relacionamentos "inofensivos" ou mesmo em sexo antes do casamento? A Torá recrimina tal entretenimento e prazer apenas porque não estão no contexto do casamento?

Uma compreensão de Cabala sobre sexualidade ilumina este assunto sensível. A atração sexual é um chamado sagrado da alma, e contém um incrível potencial quando devidamente aproveitada. Ela motiva a pessoa egoísta a ser altruísta, e é um veículo de implementação do plano Divino para toda a Criação (veja Porque Casar?).

Como é o caso com qualquer poder potente, o poder construtivo da sexualidade é equiparado apenas por seu potencial destrutivo. A energia nuclear é um exemplo clássico. Ela pode ser usada para fornecer à humanidade valiosa e abundante energia, ou pode causar devastação e destruição incalculáveis.

Fora do quadro do casamento, intimidade é autocentrada, em vez de altruísta. É uma expressão do corpo, em vez da alma. O pior de tudo, ela pode ter um poder de dessensibilizar, fazendo com que o indivíduo associe sexualidade com estas qualidades negativas, em vez de permitir que a pessoa associe intimidade com a experiência espiritual e significativa que ela é destinada a ser.

Quanto menos o poder da alma da sexualidade for abusado, mais saudável o casamento da pessoa tem probabilidade de ser. Assim, a tarefa de preservar a santidade da sexualidade e do casamento começa muito de antes de alguém começar a considerar o casamento.

Quanto menos o poder da alma da sexualidade for abusado, mais saudável o casamento da pessoa tem probabilidade de ser.

Esta "hipótese" é na verdade provada estatisticamente. Mariah Wojdaz do LegalZoom.com, um centro de serviços legais on-line, escreve: "O maior fator de risco de divórcio pode ser surpreendente, como é muitas vezes visto como uma forma de promover estabilidade e segurança em um relacionamento. Casais que moram juntos antes do casamento tem uma chance bem maior de divórcio do que casais que não o fizeram. Quão mais alto é esse risco? Alguns estudos sugerem que casais que moraram juntos antes do casamento se divorciam em uma taxa de cerca de 85%.".

Um casamento também é mais saudável quando nenhum dos cônjuges está comparando seu cônjuge a parceiros anteriores que eles tiveram.

Disto isto, não importa o que possa ter acontecido no passado, nunca é tarde demais para começar a abordar a sexualidade pela perspectiva adequada.

 

Considerações Sobre a Modéstia

A lei Judaica proíbe um homem e uma mulher que não sejam casados entre si de estarem isolados em um local privado. A profunda compreensão dos Sábios sobre as dinâmicas da atração sexual os levou a eliminar tais configurações que podem facilmente levar a ações que serão motivo de arrependimento mais tarde.

O local preferido para um encontro é então um local neutro público ou semiprivado, como um restaurante, lobby de hotel ou parque.

 

A Idade para Jogar o Chapéu no Anel

A mitsvá começa a ter efeito quando se completa dezoito anos de idade. Esta é a idade apropriada para começar a procurar um parceiro adequado. Esta mitsvá pode ser adiada para uma data posterior se alguém deseja estudar a Torá sem ser perturbado por obrigações financeiras de família.

Por outro lado, a percepção de falta de habilidade financeira para sustentar uma família não deve ser considerada para adiar-se o casamento. Aquele que sustenta toda a criação pode e certamente irá proporcionar para mais uma família! Um lar baseado em valores corretos é um canal para bênçãos para todos seus habitantes.

{/tabs}

 

Is It Racist to Want a Jewish Spouse?