• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Pêssach 2022 - 5782

sederquinta 14/04: 1) Uma busca formal por chamêts deve ocorrer na noite anterior a Pêssach. A busca do chamêts é feita à luz de uma vela. Os membros da família percorrem aposento por aposento, onde quer que algum alimento possa ter sido "esquecido". Antes de procurar, a seguinte bênção é recitada:

"Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolám, Asher Kideshánu Bemitsvotav Vetzivánu Al Biur Chamêts." "Bendito és Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou remover o chamêts."

Ao concluir a busca e após ter-se recolhido qualquer chamêts que por acaso tenha sido encontrado, a seguinte declaração de anulação deve ser pronunciada:

"Todo fermento ou qualquer produto fermentado em meu poder que não vi ou removi, e de que não tenho consciência, seja considerado sem valor e sem dono como o pó da terra."

2) Para evitar chamêts em seu poder durante Pêssach, preencha o formulário "Procuração para a Venda de Chamêts" e envie-o em tempo hábil para que chegue nas mãos do rabino pelo menos dois dias antes de Pêssach.

sexta 15/04: Jejum dos primogênitos.

Permitido comer chamêts até 10h21
Queima do chamêts até 11h18

Não se deve ingerir nenhuma matsá, vinho ou nada que será usado durante o sêder, antes do mesmo ser realizado. Qualquer chamêts remanescente sem vender deve ser queimado. Após o chamêts ser jogado ao fogo, a seguinte declaração é pronunciada:

"Todo fermento ou qualquer produto fermentado que esteja em meu poder, que eu tenha visto ou não, que tenha observado ou não, que tenha removido ou não, seja considerado sem valor e sem dono, como o pó da terra."

Seder

Acendimento das velas às 17h42

Primeiro Sêder de Pêssach -15/04

1° dia de Pessach 16/04: Acendimento das velas após 18h35

 

 

 

Lista de produtos casher para Pêssach do BKA
Lista de produtos casher para Pêssach do BDK

Receitas de Pêssach aqui