• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Como nos últimos anos o Beit Chabad de Curitiba, preparou uma festa completa com Falafal, Sufganiyot, Levivot e Lechaim! para os jovens israelenses que passam estes dias na ilha de Florianopolis.

Na terça feira, sexto dia de Chanuca, pela manhã, Rabino Mendi Labkowski viajou quatro horas e meia companhado por seu filho Nochum e o motorista do Chabad, Wilson, para levar a luz de Chanucá a Florianopolis.Na Barra da Lagoa, atravessaram o ponte "pencil" de pê e foram até a pousada Banana Beach. Propriedade da família Kozniak, Israelenses, este local tem uma vista extraordinaria da barra e é o ponto de encontro do Chabad nas festas judaicas.

Por volta das 19h começaram a chegar os turistas e membros da comunidade local. Aos homens ainda foi dada a oportunidade de colocarem os Tefilin, como era antes do por do sol.Todos se apresentaram; tinha gente de muitos lugares diferentes. Ao escurecer cada participante teve a oportunidade de acender uma chanukiya própria (trazidas de Curitiba).Cantaram as Brachot e musicas de Chanuca. O Rabino falou da mensagem de Chanuca para os tempos de hoje e especialmente para os jovens. Contou historias de Chanuca e conversaram bastante sobre as lições da Torá para muitas situações que enfrentamos durante as nossas vidas. Até jogaram um jogo de dreidel muito interativo e educativo.Todos foram munidos com velas suficientes até o final de Chanuca e as moças receberam casticais de Shabat para poderem acender as velas na vespera do dia santificado, enquanto estiverem longes de suas casas. Os participantes manifestaram seu contentamento em poder celebrar Chanucá “como em casa” . “Onde quer que estejamos sempre podemos contar com Chabad”, ressaltaram.

A delegação de iluminadores chegaram de volta em Curitiba 3h30 de madrugada, exaustos, mas com a sensação de valer a pena!

 

floripa-2013-1

 

floripa-2013-2