Na véspera de Pessach, quarta feira, 08 de abril, às 08:30 da manhã, a comunidade judaica de Curitiba participou de uma comemoração inédita (nesta cidade), a Bênção do Sol que ocorre a cada 28 anos. Um grande publico de homens e mulheres lotou o pátio do Beit Chabad onde o Rabino Dubrawsky explicou o significado do evento. Diversos participantes da Sinagoga da Kehilá que vieram rezar em conjunto com o minyan do Beit Chabad neste dia, conduziram junto com o Rabino os vários Salmos e textos que acompanham este ritual..
Todos pronunciaram a Brachá do Sol e a Brachá de Shehecheyanu com muita emoção! Após a cerimônia todos foram convidados a saborear frutas “novas” em agradecimento a D’us por ter nos concedido vida e saúde para podermos presenciar e apreciar o milagre grande de Sua maravilhosa Obra que chamamos a “natureza”.
O Rabino Labkowsky proferiu um “Siyum” para isentar os primogênitos de sua obrigação de jejuar na véspera de Pessach.
Muitas pessoas participaram da queima do Chamets, no pátio do Colel, recitando a Brachá e a prece significativa que acompanha a este ritual, enquanto jogaram seus pedacinhos de chamets no fogo.
Fotos na Gazeta do Povo -