Esta em andamento, no Chabad de Curitiba, Brasil, a construção de uma nova e empolgante Menorá.
Sendo que este ano foi atingido um marco histórico de 120 anos da imigração dos primeiros judeus para o Estado do Paraná, uma Menorá está sendo confeccionada com 120 tijolos, cada tijolo representando mais um ano. Cada tijolo tem números dourados afixados, correspondendo a aquele ano.
Marcos históricos para a comunidade, como por exemplo, a inauguração da primeira Sinagoga ou Escola Israelita, o nascimento da primeira criança judia, o inicio de atividade das entidades judaicas serão anexados ao tijolo daquele ano.
Indivíduos e organizações na cidade estão reunindo todas as informações a serem incluídas nesta Chanukia histórica.
"A idéia é unir todas as organizações judaicas, e para demonstrar como juntos, a partir dos primeiros judeus que chegaram à cidade em 1889 até os dias atuais, estão iluminando a cidade com a luz espiritual da Torá e mitsvot" , disse o Rabino Dubrawsky, diretor do Chabad em Curitiba.
A Menorá será acesa na Praça 29 de Março, bem em frente do candelabro gigante de costume, no domingo, 13 de dezembro, em uma grande cerimônia com música, jogos e Latkes.
Velas para cada casa
Na Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, os alunos trabalharam incansavelmente na embalagem de centenas de caixas de velas, a serem distribuídas por dezenas de voluntários, para garantir que nenhuma casa fique sem o calor e a luz das velas de Chanucá. Este projeto é uma campanha organizada pelo Chabad em conjunto com e patrocinado por todas as entidades judaicas de Curitiba.