Domingo, dia 05 de dezembro, a Praça 29 de Março foi novamente a cena de alegre festividade de Chanucá em lugar publico, divulgando os milagres desta festa e a mensagem universal de liberdade religiosa e da supremacia da luz sobre as trevas para todos.
A chuva que não deu trégua durante o dia todo parou na hora do programa, conforme o rabino Dubrawsky havia prometido, certamente uma resposta Divina ao nosso esforço assim como foi na história de Chanucá e os Macabeus.
Ao anoitecer, a Chanukia gigante elétrica foi acesa por vários representantes da comunidade depois que o Rabino Berman da Kehilá entoou as Brachot numa Chanukia pequena de velas. Com o fundo musical de Hanerot Halalu e Maoz Tsur todos presentes admiraram com orgulho a luz das lâmpadas ficando cada vez mais intensas parecendo mesmo afastar as forças negativas das trevas. O Sr. Ari Zugman dirigiu palavras em nome da Federação Israelita e o Dr. Yehoshua Grupenmacher em nome do Beit Chabad.
Os adultos e crianças participaram do jogo de adivinhação, tentando acertar o número de velas, sonhos, caixas de fósforos, azeitonas, jarros, azeite, sevivonim, moedas e batatas que estiveram nos potes formando uma Chanukia. Teve a área de artes onde as crianças confeccionaram uma linda Chanukia de madeira e a área de fotografia onde tiraram fotos com cenário de Chanucá. Nove crianças da comunidade fizeram uma bonita apresentação sobre “a luz que nos conduz “. Houve animada confraternização e degustação das comidas típicas de Chanucá.
No dia seguinte, tivemos a segunda boa noticia : que as preces que o Rabino Fitche pediu junto à comunidade na Praça, para que D’us enviasse a chuva à região do Mt. Carmel para aliviar a fúria dos fogos florestais, também foram atendidas! Que possamos mesmo presenciar em breve o acendimento da Menorá no Terceiro templo sagrado em Jerusalém com Mashiach!
Profundos agradecimentos às famílias Jitomirski e Aker por seu valioso apoio no êxito desta linda comemoração.
Para ver o vencedor do jogo de adivinhar, Clique aqui!