Numa promoção do Chabad do Paraná, a rebetsin Esther Jungreis proferiu a palestra “O triunfo do espírito”, no dia 17 de maio, no Hotel Radisson.
O evento reuniu cerca de 400 participantes, dentre membros da comunidade judaica do Paraná e representantes da comunidade.
A rebetsin destacou, por meio de vários casos verídicos, como o Judaísmo sobreviveu a vários momentos de perseguições ao longo da História.
A rebetsin nasceu na Hungria e descende de uma dinastia rabínica cuja linhagem remonta ao Rei David. Sobrevivente do campo de concentração Berguen-Belsen, vive hoje em Nova York.
Os sobreviventes do Holocausto que moram em Curitiba foram homenageados. Os presentes também assumiram o cumprimento de uma mitzva em honra de 1.2 milhão de crianças judias mortas em campos de extermínio.
O evento contou com o apoio do Dror.
Neste evento foi feito um tributo aos membros da nossa comunidade que vivenciaram o Shoá e se tornaram para nós exemplos de coragem e lealdade ao judaísmo.
| 
 | 
 | 
| Abram Majer Apelbaum Korcfeld Alter Nechemie Grynbaum Arie Flaksberg Bela Zielonogora Bernardo Wies Binyamin Gelhorn Brondla Grynbaum Bruno Macioro Chaskiel Slud Chaya Kulysz David Lorber Rolnik Eva Kohane Fiszel Szmargowisz Hanna Lili Sielecka Hella Bewaski Hemil Weishof Hinda Klein Ita Gottfreid Hendler Izak Baras Jacob Krigsner Jacob Mendelsom Joel Bergman José Hendler Joseph Kohane | Julio Kohane Leah Mamber Leon Fajgenbaum Mala Szniter Malka Lorber Rolnik Marcos Zielonogora Marie Berthe Weishof Mario Grynbaum Miriam Mendelsom Moises Bergerson Moshe Aron Herchlikowicz Moshe Klein Natan Mamber Nuchym Szniter Rosa Baras Samuel Klein Schulem Krajden Shendel Aizescu Shimon Aizescu Shoshana Klin Sonia Ingberman Szlama Kac Yaacov Kulysz Zeew Goldstein | 
A Rebetzin, nascida na Hungria, descende de uma grande dinastia rabínica cuja linhagem remonta ao Rei David. Sobrevivente do campo de concentração Berguen-Belsen, estava com nove anos quando acabou a guerra. Dois anos depois, imigrou com seus pais aos Estados Unidos e hoje vive em Nova York.
Fundadora e presidente do Hineni, uma organização internacional de difusão do judaísmo com centros em Nova York e Jerusalém, ela escreve uma coluna semanal no Jewish Press, tem um programa de televisão semanal, é palestrante assídua e já foi retratada em diversas publicações norte-americanas, como o New York Times, Newsweek, Time e People, além de outros periódicos importantes do mundo inteiro. Seus livros Compromisso com a Vida e Casamento com Compromisso, traduzidos do inglês, são grande fonte de inspiração para os leitores judeus brasileiros.

