Atletas e oficiais israelenses nos jogos olímpicos de verão, em Beijing, terão nas portas de seus apartamentos uma mezuzá, contendo pergaminho com passagens da Torá. O Rabino Shimon Freundlich afixou as mezuzot esta semana nos apartamentos na Vila Olímpica onde os Israelenses ficarão.
Duas porções da Torá estão inscritas no pergaminho do Deuteronômio (6:4-9) e (11:13-21). Ambas as porções incluem o versículo “e inscreverás estas palavras sobre (pergaminhos afixados aos) umbrais de tuas casas e portões”.
Rabino Freudlich também deu uma bênção ao time olímpico israelense na presença do embaixador israelense na China, Amos Nadai.
Uma nova Sinagoga foi erguida na Vila, onde o Rabino Freundlich estará à disposição para responder perguntas haláchicas e acolher visitas.
O Presidente Shimon Peres partiu de Israel para Beijing na quarta- feira e está agendado para se juntar a Chabad no Sábado à noite, para a leitura tradicional do livro das Lamentações, recitado na noite de Tisha B’Av (9 de Av).
Oficiais chineses prepararam acomodações especiais e permitiram ao Presidente Peres ser o único dignitário estrangeiro a ficar na Vila Olímpica no Sábado. Originalmente recusou o convite para assistir aos jogos, pois teria de andar de carro no Shabat, em violação da lei judaica. A China fez uma exceção nas regras dos jogos olímpicos para acomodar o Presidente Peres.
Peres não é rigorosamente observante, mas honra ao Shabat quando atua em serviços públicos. Oficiais chineses o recepcionarão em sua chagada na quinta-feira à tarde e encontrarão os atletas israelenses à noite.
Alimento Casher estará disponível com fartura no local dos Jogos, com certificação do Chabad.