- Detalhes
- Escrito por: Administrator
- Categoria: Newsflash
Como em todos os anos as entidades judaicas do Paraná novamente ofereceram uma caixa de velas de Chanucá para cada família da nossa coletividade. A Kehilá do Paraná, Beit Chabad, B'nei Brith, Associação casa de cultura Beit Yaakov, Escola Israelita, Federação Israeilita do Paraná, Fundo Comunitário, Na'amat Pioneiras, Wizo.
Agradecemos a todos os amigos e amigas que ajudaram na preparação e na distribuição das caixas das velas de Chanucá. Alunos e professoras da EIBSG, Alunos de Ganênu. Amalia Frenkel, Andrea Chamecky, Benjamin Gutstein, Betty Blumenfeld, Clara Grimberg, Clarita Naigeboren, Claude Hasson, Clecy Solomon, Danielle Sommer, Denise e Isac e Noa Weishof, Dora Miller, Elena Rzeznik, Eliane e Mario Fisbein, Eliane Gomberg, Erica Krieger, Fany Reicher, Felipe Peshsicot, Gilza Strachman, Hannah e Shlomo Pereira, Henrique B. Pereira, Ingrid e Izabella Padilha, Iris Rabinovitch, Isac Baril, Itzhak Polikar, Jose Szuchman, Josiane Evlagon, Karen e Luis Claudio Spielman, Kika Smargovicz, Kutzi Segall, Lea Boiko, Mara Bergerson, Marisa Waizer, Jenifer e Melanie Hanono, Neyla Jacubovicz, Paola e Fernando Baibich, Patrik Chamecky Alencar, Paula e Renato Strachman, Paulina Hirsch, Regina Stromer, Roberto Brafman, Romulo Sasson, Rosana e Marcos Slud, Rosane e Elias Brawerman, Rosita Reich, Ruthe Dias, Sandra Wahrhaftig, Sara Burstein, Sara e Alfredo Franch, Sara e Milton Strauss, Silvia Kozminski, Sofia Kupper, Tania Slud, Tatiana e Alex Hojda, Yara e Roberto Goldman, Zorah Kertzman.
- Detalhes
- Escrito por: Administrator
- Categoria: Newsflash
As redes socias são cheias de desafios. Ultimamente vimos o "Ice bucket Challenge" que arrrecadou milhões de dólares e trouxe um reconhecimento mundial desta doença tão grave. Um Curitibano lançou o desafio (=oportunidade..) do Selfilin, onde um jovem faz um selfie dele com Tefilin, faz uma boa ação e aponta mais 3 jovens fazer o mesmo dentro de 48 horas. Realmente uma corrente do bem.
- Detalhes
- Escrito por: Administrator
- Categoria: Newsflash
Durante os jogos da Copa do Mundo, a atuação dos rabinos Chabad de Curitiba e e outras cidades do Brasil (entidades independentes legalmente, mas unidas em espírito) conquistou a simpatia e adesão de muitos judeus de passagem pelo país.
A recepção aos estrangeiros que vieram assistir aos jogos foi cativante. Muitos haviam colocado tefilin comente em seu Bar Mitsvá, outros jamais o tinham feito. Na época do sequestro dos três jovens israelenses por terroristas, muitos levaram aos estádios um apelo. Infelizmente dias mais tarde veio a notícia de suas mortes brutais e covardes, e o luto mundial sentido por todos os judeus.
A Copa serviu de palco para a festa das torcidas, levou alegria ou tristeza para quem ganhou ou perdeu. Para os emissários do Rebe foi uma oportunidade de abraçar cada judeu e transmitir orgulho pelo legado que carrega, além da bandeira de sua pátria.
- Detalhes
- Escrito por: Administrator
- Categoria: Newsflash
Na quinta-feira, 09/01 mais de 100 pessoas entre homens, mulheres e crianças vieram desejar boa sorte a família do Alex e Thatiana Wencik e seus filhos Maurício e Michel de 10 e 7 anos que tomaram a decisaõ de fazer Aliya principalmente para poder criar seus filhos num ambiente mais judaico e viver de forma mais intensa o judaísmo que eles vem conhecendo e praticando cada vez mais ao longo da ultima década.
O casal tem contato com Chabad desde antes do seu casamento quando vinham comprar Chalá no nosso Kitov e receberam orientações de Taharat HaMishpacha. O Brit Milá das crianças foi celebrado no Chabad. As crianças vem frequentando Beit Chabad desde poucos meses de idade com nosso programa de mamãe e eu. Marcavam presença nos Dias santificados e como Cohanim subiam para participar de Birchat Cohanim. Frequentavam as casas dos rabinos jovens e brincavam com seus filhos criando muitos laços de amizade e de judaísmo.
Nos últimos anos a Thatiana e o Alex se tornaram grandes parceiros nos planejamentos e no sucesso dos eventos do Beit Chabad.
A despedida se realizou no salão de festas da Sinagoga do Beit Chabad, decorado com o tema Israel e viagem. Durante a confraternização várias pessoas fizeram uso da palavra, o Rabino Fitche abriu e falou eloquentemente sobre a grandeza de fazer Aliya, a Thatiana se emocionou ao contar de seu vinculo afetivo com Chabad, amigos e amigas passaram palavras de Brachá e boa sorte de coração e até as crianças chegaram ao microfone para expressar os seus sentimentos. Foi passado um slide show preparado pela Tzivi Stolik, relembrando momentos preciosos da família Wencik junto ao Chabad. Um gostoso lanche de falafel e sanduiches por metro foi servido e a todos os presentes foi oferecido um cartão de Tefilat Haderech especialmente desenhado para o evento.
Mais uma família foi se juntar a grande família de Curitibanos que criaram raízes fortes de judaísmo no nosso Beit Chabad e hoje vivem vidas judaicas e criam filhos “leshem uletiferet” dentro dos mais elevados padrões de yidishkeit e chassidishkeit em múltiplos lugares na nossa Terra Santa. Que Hashem abençoe a todos. Desejamos muito Mazal à família Wencik que vai morar em Raanana e aguardamos boas e felizes notícias,
beEzrat Hashem.
- Detalhes
- Escrito por: Administrator
- Categoria: Newsflash
Como nos últimos anos o Beit Chabad de Curitiba, preparou uma festa completa com Falafal, Sufganiyot, Levivot e Lechaim! para os jovens israelenses que passam estes dias na ilha de Florianopolis.
Na terça feira, sexto dia de Chanuca, pela manhã, Rabino Mendi Labkowski viajou quatro horas e meia companhado por seu filho Nochum e o motorista do Chabad, Wilson, para levar a luz de Chanucá a Florianopolis.Na Barra da Lagoa, atravessaram o ponte "pencil" de pê e foram até a pousada Banana Beach. Propriedade da família Kozniak, Israelenses, este local tem uma vista extraordinaria da barra e é o ponto de encontro do Chabad nas festas judaicas.
Por volta das 19h começaram a chegar os turistas e membros da comunidade local. Aos homens ainda foi dada a oportunidade de colocarem os Tefilin, como era antes do por do sol.Todos se apresentaram; tinha gente de muitos lugares diferentes. Ao escurecer cada participante teve a oportunidade de acender uma chanukiya própria (trazidas de Curitiba).Cantaram as Brachot e musicas de Chanuca. O Rabino falou da mensagem de Chanuca para os tempos de hoje e especialmente para os jovens. Contou historias de Chanuca e conversaram bastante sobre as lições da Torá para muitas situações que enfrentamos durante as nossas vidas. Até jogaram um jogo de dreidel muito interativo e educativo.Todos foram munidos com velas suficientes até o final de Chanuca e as moças receberam casticais de Shabat para poderem acender as velas na vespera do dia santificado, enquanto estiverem longes de suas casas. Os participantes manifestaram seu contentamento em poder celebrar Chanucá “como em casa” . “Onde quer que estejamos sempre podemos contar com Chabad”, ressaltaram.
A delegação de iluminadores chegaram de volta em Curitiba 3h30 de madrugada, exaustos, mas com a sensação de valer a pena!